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Repositório: Novo Ensino Médio

17/09/2021
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) tem acompanhado as propostas de implementação que ocorreram na Educação Infantil e na Educação Básica em nossas associadas. No Ensino Médio, temos percebido os desafios que todas as instituições educacionais têm enfrentado. 

O Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A alteração foi feita pela Lei nº 13.415/2017 que, entre as mudanças, ampliou o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. O objetivo é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Dentre as questões que estão na proposta está a questão dos itinerários formativos, que permitem que os alunos escolham em qual área do conhecimento desejam se aprofundar. Foram criados cinco itinerários: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. Os Itinerários Formativos ainda representam dúvidas para nossas associadas no que diz respeito à implementação. 

Os Itinerários Formativos são conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas que possibilitam aos estudantes aprofundamento de seus conhecimentos. Trata-se da parte flexível do currículo. Além disso, os itinerários podem preparar os alunos tanto para darem sequência aos estudos no Ensino Superior quanto para o mundo do trabalho. Podem estar organizados por área de conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional. 

A escolha dos itinerários fica a cargo dos estudantes, que podem cursar um ou mais, de forma concomitante ou sequencial. A definição dos Itinerários é feita pelas escolas que possuem autonomia para decidir o que será oferecido, considerando suas particularidades e restrições. Além disso, é importante ressaltar que o objetivo é que esse Itinerários Formativos não sejam aulas expositivas, mas sim ofertados como oficinas, cursos, laboratórios, módulos, projetos etc. 

Documentos para apoio

Projeto de Vida

Material de Estudo

Projetos Integradores

Observatório da Movimento pela Base

BNCC

 


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