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ANEC lança curso com foco na importância da ajuda profissional para favorecer a saúde mental dos colaboradores da educação

17/04/2024
Por  ANEC Comunicação

No dia 2 de abril, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou o Curso “A importância da saúde mental: cuidando dos profissionais da educação básica católica”. Disponível até o dia 21 de maio, os encontros serão feitos de forma online e pretendem ressaltar a importância do tema, além de servir como oportunidade para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades que possam contribuir com a qualidade de vida dos profissionais. 

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com algum tipo de transtorno mental no mundo. No primeiro ano da pandemia, em 2020, o número de casos de depressão e ansiedade aumentou em 25%. Segundo a OMS, o Brasil é a nação com a maior prevalência de depressão nas Américas. Além disso, o país ainda tem o triste título de população mais ansiosa do mundo.

A pauta sobre saúde mental na educação é um tema preocupante que assola não só os alunos, mas também os profissionais que atuam na área. Em 2022, segundo informações da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde), vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF), 3.568 professores da rede pública do DF foram afastados por transtornos mentais e comportamentais. Já em 2023, 3.158 educadores apresentaram atestado por problemas psicológicos, ainda que nem sempre relacionados ao exercício do magistério.

Diante disso, é fundamental que as instituições de ensino estejam preparadas para lidar com o assunto e promover o bem-estar emocional dos trabalhadores por meio de ações práticas, como palestras e atividades, por exemplo.

Pensando nisso, a ANEC, uma das maiores associações de educação do país, órgão educacional responsável por representar grandes redes de escolas católicas, criou o curso “A importância da saúde mental: cuidando dos profissionais da educação básica católica” que está disponível para instituições associadas e não associadas.

Com duração de 8 semanas, as palestras serão realizadas às terças, de forma online, via Google Meet. As aulas são comandadas por Aldi Roldão Cabral, doutorando no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília, graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1993), especialista em Atividade Policial Judiciária pela Academia de Polícia Civil do DF e mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (2004). 

“Com o curso, queremos mostrar a importância do tema, além de oferecer uma oportunidade para os profissionais adquirirem conhecimentos, desenvolverem habilidades e atitudes que possam favorecer à sua saúde mental e de seus colegas, de modo a promover o bem-estar e a melhorar a qualidade de vida dos educadores”, diz a professora Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica.

O palestrante Aldi Roldão tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: profissiografia, recrutamento e seleção, concurso público. E, com sua experiência clínica no atendimento de Dependentes Químicos e na supervisão de Comunidades Terapêuticas, abordará diversos temas durante os encontros semanais, como “Antropologia dimensional e suas implicações para a compreensão do processo saúde-doença”, pauta da primeira aula.

Durante a introdução do curso, o professor Aldi destaca haver um programa focado para saúde nas escolas, porém, é voltado apenas para o bem-estar dos alunos. Com isso, ele defende que é necessário que o viés passe a ser também os educadores. “É a oportunidade de nós conversarmos sobre saúde na escola, focando não no cuidado, mas sim, no cuidador, lembrando que nós [trabalhadores da educação] também precisamos de cuidados, precisamos de espaço para reflexão e desenvolvimento de técnicas e abordagem, além do compartilhamento de intervenções”, conclui.

Confira todos os temas:

Encontro 1: Antropologia dimensional e suas implicações para a compreensão do processo saúde-doença

Encontro 2: História e conceito de saúde mental e o processo saúde-doença

Encontro 3:Prevalência e fatores dos transtornos mentais em profissionais da Educação Básica

Encontro 4: Síndrome de Burnout em professores da Educação Básica

Encontro 5: Fatores de risco e de proteção da saúde do trabalhador na Educação Básica católica

Encontro 6: Saúde mental e sentido da/na vida

Encontro 7: Compaixão, autocompaixão e saúde mental

Encontro 8: Atenção plena, treinamento autógeno e saúde mental


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