Pacto Educativo Global

Pacto Educativo Global

O que é?

O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. No dia 15 de outubro de 2020 o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o globo tem se mobilizado para discutir, mobilizar e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais.

Ações da ANEC para colocar o Pacto em prática (em constante atualização)

A ANEC foi pioneira ao trazer a discussão sobre o Pacto no Brasil. Assim que o papa lançou o desafio, juntou-se à CNBB e à CRB para criar um documento que orientasse as atividades do pacto e o aproximasse da realidade brasileira. Todas as câmaras, departamentos e setores da ANEC estão comprometidos em fazer o pacto ter impacto! Também existe um GT Nacional do Pacto Educativo Global responsável por pensar e propor ações para as associadas da ANEC. Confira as ações realizadas, as que estão em andamento e o que tem sido previsto:

Já realizadas

  • Construção de Documento com diretrizes iniciais.
  • Elaboração de uma identidade visual do Pacto no Brasil;
  • Construção de um Projeto Executivo para o triênio 2020-2022;
  • Criação e divulgação de uma música temática;
  • Seminários Formativos sobre o Pacto Educativo;
  • Lançamento de um Manual com ideias para concretizar o Pacto.
  • Lançamento de um Dicionário com 72 palavras ligadas ao Pacto.
  • Revista de Educação sobre o Pacto Educativo Global.

Em andamento

  • Concessão do selo ‘Pacto Educativo Global’ às instituições que têm iniciativas dentro da proposta do pacto.
  • Orientação das escolas associadas para realizarem momentos de partilha com seus estudantes (fóruns estudantis locais);
  • Participação na ABPEG – Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global;
  • Discussão sobre as ideias do Pacto no âmbito da Assembleia Eclesial Latino Americana promovida pelo CELAM (veja mais);
  • Curso de extensão para educadores “Vozes Docentes”;
  • Projeto Cartografias da Solidariedade para divulgar as iniciativas das escolas e universidades católicas na promoção do humanismo solidário;
  • Projeto Piloto “Casa Mãe” para motivar ações pedagógicas concretas de Ecologia Integral nas escolas católicas (em experimentação no estado de Minas Gerais);

Em breve

  • Caderno de atividades com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 sobre o Pacto Educativo Global (previsão de lançamento em agosto de 2021);
  • Seminário Nacional do Pacto Educativo Global – 24 de setembro de 2021 (modalidade virtual);
  • Revista de Pastoral em volume especial sobre o Pacto Educativo Global (previsão de lançamento em dezembro de 2021);
  • Seminários Regionais e Nacional de Estudantes (calendário previsto para 2022);
  • E-book sobre as experiências do Pacto Educativo Global (lançamento em 2022).

Levando o pacto para sua instituição em 10 passos concretos

  1. Estude os materiais preparados pela ANEC e disponibilizados abaixo (sobretudo o Manual do Pacto e o Dicionário).
  2. Converse com os gestores, mantenedores e com a equipe de coordenação. Pensem juntos: o que já fazemos e que está alinhado a este modo de pensar a educação proposto pelo Papa Francisco? O que ainda não fazemos e podemos fazer? Orientem-se pelos critérios disponibilizados pela ANEC no Projeto Executivo.
  3. Organize um fórum com os professores para conversar sobre a visão que eles têm acerca da educação. Nesse encontro, apresente a eles a proposta do Pacto Educativo e ouça-os a respeito do que eles pensam da proposta feita pelo Papa. Use o modelo disponível no Manual.
  4. Realize um fórum com os estudantes para ouvi-los sobre suas perspectivas e sonhos e para ajudá-los a perceber seu protagonismo no processo educativo. Inspire-se no modelo disponível no manual.
  5. Participe dos eventos, seminários e fóruns promovidos pela ANEC. Eles sempre trazem boas ideias e práticas para seu trabalho.
  6. Envie um projeto de solidariedade que sua escola/universidade já faz para compor o projeto Cartografias da Solidariedade.
  7. Solicite o selo do Pacto Educativo Global para sua instituição. Acesse o edital publicado no Manual do Pacto.
  8. Faça um mutirão de assinaturas no Compromisso Profético elaborado pela ANEC e que está disponível digitalmente.
  9. Promova momentos de estudo e formação para os educadores pensando em como instaurar uma cultura ecológica, como promover uma educação para a paz e o respeito às diferenças. Inicie esses momentos com uma das celebrações temáticas disponíveis no Manual.
  10. Socialize com os gestores e educadores os materiais disponibilizados pela ANEC, sobretudo o Manual e o Dicionário.

Selo do Pacto Educativo Global

As escolas/universidades que já fazem iniciativas que ressoam as ideias do Pacto Educativo Global podem solicitar à ANEC um selo institucional que reconhece que esta instituição está comprometida com os ideias do pacto.

Leia o edital

Acesse o formulário de solicitação do Selo

Fóruns Estudantis

Com o objetivo de divulgar o Pacto Educativo entre os estudantes e mobilizá-los a assumir uma posição de protagonismo, a ANEC recomenda que as instituições de educação básica e ensino superior realizem fóruns com seus estudantes. As orientações podem ser encontradas no “Manual Pacto Educativo Global na prática”, mas cada instituição pode desenvolver sua própria metodologia. O fórum nada mais é do que um encontro com os estudantes para conversar, debater e ouvi-los. O registro do fórum pode ser enviado para a ANEC. Em 2022 acontecerão fóruns em níveis regionais e nacional com os estudantes e será produzido um documento sobre os “Sonhos das Juventudes”. As escolas e universidades podem participar desses fóruns regionais e nacional enviando dois delegados.

Envie o registro do fórum de sua instituição neste formulário 

Projeto “Cartografias da Solidariedade”

Espaço online no site da ANEC dedicado à divulgação de inciativas das instituições de ensino relacionadas ao Pacto Educativo Global. Ao enviar materiais para esta página, a instituição ganha visibilidade e também inspira outras pessoas e instituições a assumirem o pacto. Para saber os detalhes de envio, veja o Manual “Pacto Educativo Global na prática”. O envio é feito para o email: a comunicacao@anec.org.br com cópia para pastoral@anec.org.br . Inserir como assunto do E-mail: CARTOGRAFIAS DA SOLIDARIEDADE.

Compromisso Profético

A ANEC publicou uma carta manifesto que foi oficialmente lançada no dia 15 de Outubro de 2020 (dia do lançamento mundial do Pacto Educativo) com oito compromissos práticos que as pessoas e instituições que comungam dos valores de uma educação plena, de qualidade, solidária e libertadora podem assinar. A assinatura pode ser feita online pelo manifesto virtual ou manual pelas instituições. Disponibilizamos a carta em formato digital aberto para que as escolas/universidades possam incluir suas logos, imprimir em formato de folheto ou plotar em formato de banner.

Para assinar digitalmente o Abaixo-Assinado: Compromisso pela Educação

Compromisso pelo Pacto Educativo Global (PDF – A4 – Impressão frente e verso) – Download 

Compromisso pelo Pacto Educativo Global (arquivo aberto) – Download 

Banner 0,90×1,20 (PDF) – Download 

Banner 0,90×1,20 (arquivo aberto) – Download

 

Eventos sobre o Pacto Educativo Global

Já realizados

  • Seminário Nacional de Pastoral 2020 (parte I) – participação de Afonso Murad e Eduardo Brasileiro

  • Seminário Nacional de Pastoral 2020 (parte II) – participação de Óscar Pérez, Moisés Sbardelotto, Mirelle Michalick e Aline Mendes. 

  • Seminário Nacional de Pastoral 2020 (parte III) – participação de Moema Miranda e Luiz Felipe Lacerda. 

  • Lançamento Oficial do Pacto Educativo Global 

  • Lançamento do Manual Pacto Educativo Global na Prática 

  • Curso de Extensão Vozes Docentes – aula inaugural
  • Pré-lançamento do Caderno de Atividades para Crianças da Ed. Infantil e Ensino Fundamental 1 

Programados:

  • Seminário Nacional do Pacto Educativo Global – 24 de setembro, de 14h às 18h.
  • Fóruns Regionais de Estudantes do Ensino Médio – em 2022.
  • Fórum Nacional de Estudantes do Ensino Médio – em 2022.

Documentos importantes

Outros materiais

Formulários importantes

Sites parceiros

Notícias relacionadas

ver todas as notícias

Vídeos relacionados

ver todos os vídeos

Eventos relacionados

ver todos os eventos

Remodal