Pacto Educativo Global

Pacto Educativo Global

O que é?

O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. No dia 15 de outubro de 2020 o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o globo tem se mobilizado para discutir, mobilizar e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais.

7 compromissos do Pacto Educativo

  1. Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo
  2. Ouvir a as gerações mais novas.
  3. Promover a mulher.
  4. Responsabilizar a família.
  5. Se abrir à acolhida.
  6. Renovar a economia e a política.
  7. Cuidar da casa comum.

Levando o pacto para sua instituição em 10 passos concretos

  1. Estude os materiais preparados pela ANEC e disponibilizados abaixo (sobretudo o Manual do Pacto e o Dicionário).
  2. Converse com os gestores, mantenedores e com a equipe de coordenação. Pensem juntos: o que já fazemos e que está alinhado a este modo de pensar a educação proposto pelo Papa Francisco? O que ainda não fazemos e podemos fazer? Orientem-se pelos critérios disponibilizados pela ANEC no Projeto Executivo.
  3. Organize um fórum com os professores para conversar sobre a visão que eles têm acerca da educação. Nesse encontro, apresente a eles a proposta do Pacto Educativo e ouça-os a respeito do que eles pensam da proposta feita pelo Papa. Use o modelo disponível no Manual.
  4. Realize um fórum com os estudantes para ouvi-los sobre suas perspectivas e sonhos e para ajudá-los a perceber seu protagonismo no processo educativo. Inspire-se no modelo disponível no manual.
  5. Participe dos eventos, seminários e fóruns promovidos pela ANEC. Eles sempre trazem boas ideias e práticas para seu trabalho.
  6. Inscreva a sua escola na Plataforma de Ação Laudato Si’ e compartilhe com o mundo inteiro suas ações por uma ecologia integral.
  7. Faça um mutirão de assinaturas no Compromisso Profético elaborado pela ANEC e que está disponível digitalmente.
  8. Procure se juntar a outras instituições, por exemplo, por meio da ABPEG – Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global que tem núcleos nos estados da federação.
  9. Promova momentos de estudo e formação para os educadores pensando em como instaurar uma cultura ecológica, como promover uma educação para a paz e o respeito às diferenças. Inicie esses momentos com uma das celebrações temáticas disponíveis no Manual.
  10. Socialize com os gestores e educadores os materiais disponibilizados pela ANEC, sobretudo o Dicionário e o Vademecum.

Fóruns Estudantis

Com o objetivo de divulgar o Pacto Educativo entre os estudantes e mobilizá-los a assumir uma posição de protagonismo, a ANEC recomenda que as instituições de educação básica e ensino superior realizem fóruns com seus estudantes. As orientações podem ser encontradas no “Manual Pacto Educativo Global na prática”, mas cada instituição pode desenvolver sua própria metodologia. O fórum nada mais é do que um encontro com os estudantes para conversar, debater e ouvi-los. O registro do fórum pode ser enviado para a ANEC e os estudantes participantes dos fóruns locais poderão integrar em 2022 o Encontro Nacional de Estudantes da Educação Católica.

Envie o registro do fórum de sua instituição neste formulário – https://forms.gle/1K1m3kDn8dKwRsdT8

Compromisso Profético

A ANEC publicou uma carta manifesto que foi oficialmente lançada no dia 15 de Outubro de 2020 (dia do lançamento mundial do Pacto Educativo) com oito compromissos práticos que as pessoas e instituições que comungam dos valores de uma educação plena, de qualidade, solidária e libertadora podem assinar. A assinatura pode ser feita online pelo manifesto virtual ou manual pelas instituições. Disponibilizamos a carta em formato digital aberto para que as escolas/universidades possam incluir suas logos, imprimir em formato de folheto ou plotar em formato de banner.

Para assinar digitalmente o Abaixo-Assinado: Compromisso pela Educação 

Documentos fundamentais

 

Materiais pedagógicos e didáticos

Materiais de aprofundamento e estudo

Slides

Para imprimir

Sites parceiros

Notícias relacionadas

ver todas as notícias

Vídeos relacionados

ver todos os vídeos

Eventos relacionados

ver todos os eventos

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”