Notícias

IES de Curitiba debatem o Pacto Educativo Global

23/06/2023
Por  Gregory Rial

Inspiradas pelo convite do Papa Francisco por um Pacto Educativo Global, diversas instituições de ensino superior de Curitiba iniciaram a construção de um pacto local pela educação num encontro que aconteceu no dia 20 de junho, na PUCPR. O evento teve por objetivo apresentar o Pacto Educativo Global e suas implicações para as universidades.

Desde Roma, o representante do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, Pe. Ezio Lorenzo Bono, explicou a proposta do Papa Francisco e os sete compromissos nela imbricados: colocar a pessoa no centro, ouvir as gerações mais novas, promover a mulher, responsabilizar a família, se abrir à acolhida, renovar a economia e a política e cuidar da casa comum. Resgatando os ideais de universidade de John Henry Newman (1801-1890), o presbítero e educador também discorreu sobre o papel das universidades frente aos desafios contemporâneos, recordando que um programa universitário ideal deve abranger todos os aspectos da experiência humana, considerando especialmente a perspectiva ética. Não se trata apenas de fornecer informações e desenvolver habilidades técnicas, mas formar a pessoa em sua plenitude.

Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de debater a temática e partilhar experiências vivenciadas em suas instituições, o que culminou na proposta de um fórum para promover a cooperação das IES em torno de três assuntos emergentes que se conectam com os objetivos do Pacto Educativo Global: extensão universitária, saúde emocional e escuta.

Além do reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, anfitrião do evento, participaram do encontro gestores e gestoras da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC), Faculdade Estácio, Faculdade INESUL, Faculdade Internacional ESIC, Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP), Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), Faculdade Vicentina, FAE Centro Universitário, Gran Centro Universitário, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), UniCesumar, UniOpet, UNISENAI, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UP).


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”