Serviços

Serviços da ANEC

Congregar

Congregar

Congregar as instituições católicas de educação e ensino em todos os seus níveis, graus e modalidades.

Articular

Articular

Articular políticas e ações junto aos Órgãos Públicos, especialmente, aos que cuidam da educação, da cultura, da ciência e tecnologia, saúde e desenvolvimento social, em especial a educação popular e ambiental.

Representar

Representar

Representar a educação católica no país, em seus diversos níveis.

Promover

Promover

Promover a formação continuada, a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida.

Serviços da Educação Básica

Formação continuada, presencial e EaD, para Gestores e Educadores da EB;
Orienta as Instituições de Ensino no que se refere aos processos pedagógicos e da Legislação Educacional;
Disseminação e apoio à implementação as Políticas Públicas Educacionais junto às associadas;

Outros serviços

  • Produção e divulgação de Documentos Orientativos a respeito das Políticas Públicas Educacionais e Legislação Educacional, tais como: NOTAS TÉCNICAS E COLETÂNEAS;
  • Relacionamento com os Órgãos Governamentais que tratam das questões da Educação Básica, tais como: MEC, INEP, CNE, C MARA, SENADO, entre outros;
  • Realização de Eventos com as Câmaras e Conselhos Estaduais da ANEC para o desenvolvimento das ações do Planejamento Estratégico, tais como: DIA ANEC, FÓRUM DE EDUCAÇÃO BÁSICA, SEMINÁRIO DE GESTÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA;
  • Grupos de Trabalhos para troca de experiência entre profissionais e especialistas para que a gestão e as ações das associadas e da ANEC sejam fortalecidas.

Serviços do Ensino Superior

Formação continuada, presencial e EaD, para, Reitores/as, Diretores/as das IES, Pró-Reitores/as, Coordenadores de Curso, Procuradores Institucionais e demais profissionais do ES;
Orienta as Instituições de Ensino no que se refere aos processos pedagógicos e da Legislação Educacional;
Disseminação e apoio à implementação as Políticas Públicas Educacionais junto às associadas;

Outros serviços

  • Produção e divulgação de Documentos Orientativos a respeito das Políticas Públicas Educacionais e Legislação Educacional, tais como: NOTAS TÉCNICAS E COLETÂNEAS;
  • Produção e divulgação da Revista de Educação da ANEC;
  • Relacionamento com os Órgãos Governamentais que tratam das questões da Educação Superior, tais como: MEC, INEP, CNE, C MARA, SENADO, entre outros;
  • Realização de Eventos com as Câmaras e Conselhos Estaduais da ANEC para o desenvolvimento das ações do Planejamento Estratégico, tais como: FÓRUM DE IES CATÓLICAS, ENCONTRO DE PI E CPA, FORMAÇÃO CONTINUADA DO ENSINO SUPERIOR;
  • Grupos de Trabalhos para troca de experiência entre profissionais e especialistas para que a gestão e as ações das associadas e da ANEC sejam fortalecidas.

Serviços das Mantenedoras

Formação continuada, presencial e EaD, para Dirigentes, Gestores e Assessores;
Orientação às Instituições Mantenedoras no que se refere aos processos Gestão e da Legislação Educacional;
Relacionamento com os Órgãos Públicos e Privados que tratam de questões relacionadas às Mantenedoras, tais como: MEC, MC, MJ, STF, CFC, RF, Câmara e Senado, entre outros;

Outros serviços

  • Produção e divulgação de documentos orientativos a respeito das Políticas Públicas, Legislação, tais como: NOTAS TÉCNICAS E COLETÂNEAS;
  • Disseminação, apoio e orientação à implementação as Políticas Públicas que envolvem a gestão das Mantenedoras associadas;
  • Realização de Eventos com as Câmaras e Conselhos Estaduais da ANEC para o desenvolvimento das ações do Planejamento Estratégico, tais como: FÓRUM DE MANTENEDORAS, SEMINÁRIO DE GESTÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DAS MANTENEDORAS;
  • Grupos de Trabalhos para troca de experiência entre profissionais e especialistas para que a gestão e as ações das associadas e da ANEC sejam fortalecidas.

Serviços da Pastoral

Colaboração com a permanente formação dos agentes de pastoral, em parceria com as associadas, CNBB e CRB;
Apoio ao desenvolvimento de projetos e atividades pastorais, fortalecendo o diálogo entre a Escola/IES e a Comunidade;
Promoção de espaços de troca de experiências entre as pastorais das associadas e entidades congêneres nacionais e internacionais;

Outros serviços

  • Produção e divulgação da Revista de Pastoral ANEC;
  • Realização de Eventos com as Câmaras e Conselhos Estaduais da ANEC para o desenvolvimento das ações do Planejamento Estratégico, tais como: FÓRUM DE PASTORAL, SEMINÁRIO DE PASTORAL, ENCONTRO DE PASTORAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PASTORAL;
  • Grupos de trabalhos para troca de experiência entre profissionais e especialistas para que a gestão e as ações das associadas e da ANEC sejam fortalecidas, sinodalidade.

Outros serviços

  • estabelecimento de pautas e agendas de interesses comuns com as entidades congêneres;
  • defesa dos interesses das associadas na implantação da BNCC e do Plano Nacional de Educação;
  • acompanhamento e intervenção na reforma do Ensino Médio;
  • elaboração de estudos acadêmicos, pedagógicos e de gestão sobre a questão da educação inclusiva e, no Ensino Superior, sobre financiamento, avaliação e acreditação;
  • representação e defesa dos interesses das associadas na defesa da Imunidade;
  • manutenção de uma agenda permanente de articulação e representação nos diferentes poderes e suas esferas governamentais;
  • colaboração com a permanente formação dos agentes de pastoral, em parceria com as associadas, CNBB e CRB;
  • apoio ao desenvolvimento de projetos e atividades pastorais, fortalecendo o diálogo entre a Escola/IES e a Comunidade;
  • promoção de espaços de troca de experiências entre as pastorais das associadas e entidades congêneres nacionais e internacionais;
  • representação e articulação junto aos regionais da CNBB;
  • promoção permanente de formação para gestores e educadores, inclusive na modalidade EaD;
  • promoção de estudo e elaboração de subsídio sobre inclusão escolar de crianças e jovens com NEE, bem como do Ensino Religioso;
  • planejamento, execução e avaliação dos processos de acordo com os princípios de governança corporativa e compliance;
  • aperfeiçoamento dos processos da boa prática da gestão de permanência e ampliação do número de associadas;
  • capacitação e formação para os gestores das associadas;
  • potencialização do relacionamento com as instituições congêneres e a cooperação entre as instituições de educação católica;
  • produção de conteúdos para as associadas e sociedade em geral, relacionados à Educação Católica;
  • construção de indicadores para ação estratégica.