Notícias

CAPES anuncia censo para mestrados e doutorados

10/04/2024
Por  Gregory Rial

Em um movimento pioneiro para mapear com precisão o panorama da pós-graduação stricto sensu no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, anunciou a instituição do Censo da Pós-Graduação stricto sensu brasileira. Este censo, aguardado com grande expectativa pela comunidade acadêmica, visa oferecer um diagnóstico detalhado e realista que abranja professores, alunos e programas de pós-graduação em todo o país, englobando uma variedade de aspectos como condições socioeconômicas, culturais, étnicas, de gênero e relacionadas à educação especial.

A iniciativa da CAPES atende a uma demanda há muito sugerida pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), que em diversas ocasiões, incluindo reuniões, eventos e, mais recentemente, em uma contribuição ao Plano Nacional de Pós-Graduação – atualmente em fase de redação final –, enfatizou a necessidade crítica de um levantamento dessa natureza para embasar e aprimorar as políticas públicas direcionadas à pós-graduação.

Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, destacou a importância dessa iniciativa, afirmando que o censo funcionará como uma ferramenta fundamental para o pleno entendimento e aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A presidente salientou ainda que a inclusão e a representatividade são componentes cruciais na construção de um ambiente acadêmico equitativo e diversificado, observando a sub-representação de diversos grupos, especialmente afrodescendentes e mulheres, em posições de liderança e decisão dentro do âmbito acadêmico.

O censo abordará todos os programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo MEC, e as informações serão coletadas diretamente de docentes e discentes vinculados a esses programas, via internet, por meio de um sistema eletrônico especialmente desenvolvido para essa finalidade. Além disso, a CAPES criou um Núcleo Gestor do Censo, responsável pela gestão e operacionalização técnica do levantamento, garantindo a qualidade, integridade e confidencialidade dos dados coletados.

Os resultados do censo, prometidos para serem divulgados de forma consolidada e respeitando o sigilo das informações individuais, são esperados para fornecer insights valiosos para a tomada de decisões informadas e a formulação de políticas mais inclusivas e eficazes no SNPG. Com esses dados, a CAPES e o MEC poderão identificar lacunas e oportunidades, promovendo ações afirmativas que reflitam as reais necessidades e a diversidade da comunidade de pós-graduação no país.

A ANEC celebra essa conquista, reconhecendo-a como um passo significativo em direção a um sistema de pós-graduação mais inclusivo, equitativo e representativo no Brasil. A associação permanece comprometida em colaborar com a CAPES e outras instituições para assegurar que as políticas públicas continuem a evoluir e atender efetivamente à comunidade acadêmica em toda a sua diversidade.

Da Redação ANEC com informações de CCS/CAPES


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”