Notícias

Evento discute estratégias para promoção da saúde mental no ambiente escolar

09/02/2023
Por  ANEC Comunicação

Os desafios para a promoção da saúde mental no ambiente escolar foram debatidos durante encontro virtual promovido nesta quarta-feira (8/2) pela ANEC. Patrocinado pelo LIV (Laboratório Inteligência de Vida), programa que desenvolve o pilar socioemocional em mais de 500 escolas por todo o Brasil, o encontro reuniu mais de 100 professores e gestores escolares de instituições associadas de diversos estados brasileiros.

Uma das palestrantes do evento, Renata Ishida, que é gerente Pedagógica de Conteúdo do LIV e psicóloga clínica, listou uma série de fatores que dificultam a abordagem do tema de saúde mental em sala de aula. Fatores como: medo de rejeição; risco de não ser levado a sério; receio de não ser compreendido e experiências negativas no passado foram apontados pela especialista como os principais motivos pelos quais o tema da saúde mental se tornou um tabu no ambiente escolar.

“Precisamos falar de saúde mental em sala de aula. A escola é o lugar, por excelência, da infância e adolescência. Os estudantes passam muito mais tempo lá, possivelmente, do que em casa, por exemplo. Por isso, essa criança poderá ser bem observada em sala de aula, muitas vezes, até mais que em casa. É preciso olhar os sinais, as pequenas coisas. Por exemplo, um aluno que sempre senta na frente, de repente, passou a ir para o fundo. Ou aquele aluno que sempre participa ativamente das atividades em sala de aula, muda o comportamento, isso precisa ser observado. Uma criança não vai ligar para um psicólogo para dizer que está com algum problema. É muito mais fácil ela procurar alguém da escola, do que um profissional de saúde”, afirmou Renata Ishida, que é mestre em Psicologia Social pela PUC São Paulo e especialista em Infância e Adolescência.

Para a pedagoga e coordenadora pedagógica do LIV, Paloma Bastos, que também participou do debate, a escola deve ser um ambiente seguro de escuta e fala. “A educação fala de emoções, isso é saúde mental. Essa consciência do corpo é fundamental. Por isso, nossa missão principal é convocar todos os educadores a pensarem na educação de maneira integral, com desenvolvimento socioemocional. As emoções não ficam do lado de fora da escola, pelo contrário, elas fazem parte da nossa existência, do no corpo”, ressaltou.

Congresso ANEC – Durante o evento, o Coordenador de Eventos da ANEC, Davi Lira, sorteou um ingresso doado pelo LIV, com direito a passagem aérea e hospedagem, para o VI Congresso Nacional de Educação Católica, que ocorrerá entre dias 29 a 30 de junho e 1º de julho de 2023, em Salvador/BA. Com o tema Transformar o Presente e Tecer o Futuro da Educação Católica: pactos e compromissos, o congresso reunirá grandes nomes do setor educacional brasileiro, religiosos, especialistas em diversas áreas do conhecimento, além de professores e gestores de instituições associadas à ANEC de todos os estados do país.

Com expectativa de público de mais de duas mil pessoas, o Congresso contará, ainda, com uma das maiores edições da feira ExpoAnec dos últimos anos. O espaço terá a participação de diversos players do mercado educacional, apresentando as novidades e as tendências do segmento no país. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site do evento. https://congresso.anec.org.br/).   


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”