A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) tem acompanhado as propostas de implementação que ocorreram na Educação Infantil e na Educação Básica em nossas associadas. No Ensino Médio, temos percebido os desafios que todas as instituições educacionais têm enfrentado.
O Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A alteração foi feita pela Lei nº 13.415/2017 que, entre as mudanças, ampliou o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. O objetivo é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
Dentre as questões que estão na proposta está a questão dos itinerários formativos, que permitem que os alunos escolham em qual área do conhecimento desejam se aprofundar. Foram criados cinco itinerários: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. Os Itinerários Formativos ainda representam dúvidas para nossas associadas no que diz respeito à implementação.
Os Itinerários Formativos são conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas que possibilitam aos estudantes aprofundamento de seus conhecimentos. Trata-se da parte flexível do currículo. Além disso, os itinerários podem preparar os alunos tanto para darem sequência aos estudos no Ensino Superior quanto para o mundo do trabalho. Podem estar organizados por área de conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional.
A escolha dos itinerários fica a cargo dos estudantes, que podem cursar um ou mais, de forma concomitante ou sequencial. A definição dos Itinerários é feita pelas escolas que possuem autonomia para decidir o que será oferecido, considerando suas particularidades e restrições. Além disso, é importante ressaltar que o objetivo é que esse Itinerários Formativos não sejam aulas expositivas, mas sim ofertados como oficinas, cursos, laboratórios, módulos, projetos etc.
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