Notícias

Modelos de Atividades e Avaliações em Tempos de Aulas Online e à Distância

14/04/2020
Por  ANEC Comunicação

Por Prof. Dra. Renata Perrenoud

 

Em tempos de aulas remotas e que utilizam meios e tecnologias de informação e comunicação, é necessário ao docente adaptar-se à realidade e proporcionar um ambiente de ensino atual, contemporâneo e que apreenda o aluno entorno do aprendizado que se propõe. Manter um ambiente de aprendizagem ativo neste modelo requer planejamento, alinhamento e um sistema de avaliação compatível com os objetivos que ser quer atingir na aula, em um projeto ou em uma disciplina. A seguir tem-se uma lista de atividades e avaliações que se encaixam na realidade atual da sala de aula virtual que mantém o aluno como protagonista de seu aprendizado e garante ao docente acompanhá-lo neste processo formativo, onde quer que a aula se realize.

 

EXEMPLO 1 – CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE NA AVALIAÇÃO

 

Competências Atividades Avaliações
Conhecimento Produção de vídeos, resenhas, artigos científicos, pesquisa, lista de exercícios, produção de textos, entre outras. Prova individual, submissão texto ou artigo, qualidade de mídia, avaliação de textos. OBS: o uso da Taxonomia de Bloom,  é fundamental para a avaliação adequada ao que se quer investigar
Habilidades Entrega de projetos, produção de relatórios, elaboração de CANVAS, criação de aplicativos, softwares e websites. Avaliação da qualidade e funcionalidades do protótipo, atingir o objetivo, criatividade.
Atitudes e Comportamentos Apresentações de trabalhos, projetos, submissão de banners, trabalho em pares, revisão da literatura, exemplo a Wikipédia, entre outras. Cumprir os prazos definidos, postura colaborativa
Valores Atividades de trabalhos em equipes, relacionamento entre os membros da equipe, gestão de conflitos, responsabilidades, cumprimento de prazos Monitoramento de plágio, cumprimento de prazos, qualidade da entrega de produções e autorias

 

Toda vez que for planejar uma avaliação identifique qual o tipo e profundidade que se quer atingir com seu processo avaliativo. É importante que o professor identifique qual o objetivo que ele quer atingir com esta avaliação e como exemplo, os verbos da classe de entendimento são diferentes da classe de criação.

Elementos verbais sugeridos pela Taxonomia de Bloom para o processo de avaliação

 

VERBOS DA TAXONOMIA DE BLOOM
RECORDAR ENTENDER APLICAR ANALISAR AVALIAR CRIAR
Definir Classificar Construir Atribuir Checar Desenvolver
Listar Comparar Executar Comparar Julgar Gerar
Nomear Expor Implementar Diferenciar Justificar Inventar
Reconhecer Interpretar Utilizar Organizar Recomendar Planejar
Rotular Inferir Separar Produzir
  Sumarizar

Fonte: (ANDERSON; EDS, 2001)

 

EXEMPLO 2 – ATIVIDADES E AVALIAÇÕES ONLINE

 

Sugestões de atividades e avaliações para se trabalhar nas aulas remotas

ATIVIDADE AVALIAÇÃO
Estudo de Caso: Identificar a causa raiz de um problema Entregar um relatório ou paper identificando a causa raiz proposta pelo professor (individual ou em pares)
Exames de múltipla escolhas Responder a um questionário sobre um tema desenvolvido pelo professor (individual com tempo pré-determinado para responder)
Pesquisa Elaborar um pesquisa científica sobre um determinado tema (individual ou em grupo)
Apresentações Apresentações de seminários sobre pesquisas ou temas previamente alinhados
Critica a designs Professor propõe um design (produto, projeto ou proposta) e o aluno deve realizar uma análise crítica sobre esta realidade
Produção e criação de vídeo, podcast, aplicativo, website Avaliar a estratégia, o design, o conteúdo e o resultado final.
Auto avaliação Realizar uma auto avaliação sobre uma atividade entregue pelo aluno
Produção de história escrita ou narrada  Uso da storytelling para desenvolver a criatividade e apresentar na forma de texto escrito ou áudio produzido
Produção de resenhas de livros, artigos científicos ou textos Análise crítica individual sobre um tema ou conceito
Edição de wikipedia Realizar a revisão de um conceito contido na wikipedia mundial
Material de ensino Criar cartilhas, aulas roteiros escritos, vídeo aula, história em quadrinhos, material ilustrado sobre um tema proposto
Exame Oral online Prova online individual ou em pares sobre temas a serem estudados previamente
Competições patrocinadas Propor desenvolvimento de atividades gamificadas  colaborativas ( kahoot, socrative, plickers, games, entre outras) sobre um tema proposto
Análise de banco de dados Disponibilizar um banco de dados ao aluno e estabelecer metas a serem alcançadas pela análise dos dados e produção de material com resultados (gráficos, planilhas, relatórios, conclusões)

 

OBS: Quanto mais se quer aprofundar em resultados de aprendizagem, pode-se integrar duas ou mais atividades conjuntamente para se ter um processo de aprendizagem mais completo.

Exemplo: Fazer uso de um estudo de caso para identificar um problema e apresentar uma solução utilizando storytelling. Pelo exemplo serão relacionados 3 atividades e pelo menos 3 avaliações para uma única proposta.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”