Notícias

Assessoria de Participação Social e Diversidade do MEC se apresenta à ANEC e propõe relacionamento estreito com associação

17/08/2023
Por  ANEC Comunicação

Com o intuito de estreitar o relacionamento entre o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Educação Católica, a Assessoria de Participação Social e Diversidade no Ministério da Educação – APSD/GM/MEC apresentou à ANEC seus objetivos e competências em prol de uma educação de qualidade social. 

Durante o diálogo, a assessora Elayne Passos compartilhou o propósito da assessoria, que é o de melhorar a comunicação com a sociedade civil. “Acompanhamos o Fórum Nacional de Educação e tudo o que está ligado ao sistema de articulação de ensino, conferências, planos, ouvidoria. Nosso intuito maior é fazer com que as demandas da educação cheguem ao presidente Lula”, afirma. 

Por esse motivo, Elayne reforça que é fundamental que a ANEC, como representante das instituições católicas de ensino, apresente à Assessoria ideias, argumentos e necessidades sensíveis à educação. “Vocês são extremamente importantes nesse cenário, por isso, é fundamental que compartilhem as boas práticas de vocês. Ficaremos felizes em recebê-las!”, complementa. 

A ANEC esteve representada pelo secretário-executivo, Guinartt Diniz; pelos gerentes das Câmaras de Mantenedoras, de Ensino Superior e de Educação Básica, Fabiana Deflon, Gregory Rial e Roberta Guedes, respectivamente; e pela gerente de Comunicação, Anna Catarina Fonseca. A equipe da ANEC apresentou a atuação estratégica da Associação em prol de temas que impactam a educação e as instituições associadas, solicitando apoio e mediação em determinadas pautas. Diversos temas, como CEBAS, Prouni, licenciaturas, regulação dos cursos de Medicina, educação inclusiva, Novo Ensino Médio e outros foram pautados. 

Para o secretário-executivo, Guinartt Diniz, “a aproximação com o poder público é desejo da Diretoria Nacional da ANEC, em consonância com o que esperam as associadas, ou seja, que a associação cumpra seu papel de representar e defender seus interesses sempre pensando no bem comum e tendo como inspiração os valores da Igreja”.

A assessora compreendeu as demandas e se propôs a mediar reuniões com as outras secretarias do Ministério para dar celeridade às tramitações. “É nesse processo de escuta que conseguimos entender as necessidades e ajustar o que for possível. Daqui, saímos com muitos encaminhamentos, pois o ministro quer abrir portas”, reforçou Elayne ao final da reunião. 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”