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Posicionamento de marca, marketing digital e boas práticas marcam segundo dia do Encontro de Comunicação da ODUCAL

30/09/2023
Por  ANEC Comunicação

O segundo dia do V Encontro da Rede de Comunicação da ODUCAL, que reuniu mais de 50 comunicadores de nove países diferentes, em São Paulo, foi iniciado com uma Celebração Eucarística, especialmente conduzida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo referencial para o Setor Universidades da CNBB. 

Para iniciar os diálogos do segundo dia do evento, Fabrício Félix, especialista em Comunicação e Marketing e sócio-diretor da agência Novos Conceitos de Marketing,  apresentou reflexões sobre posicionamento de marca, marketing digital e captação de estudantes. “O grande mérito e, ao mesmo tempo, o grande desafio das instituições de ensino é preparar seres humanos capazes de enfrentar todas as exponenciais mudanças que estão por vir e, a partir daí, serem vetores das transformações que o futuro nos reserva”, inicia. Para que isso aconteça de forma eficaz, pontua Félix, nós recorremos a técnicas que precisam ser cada vez mais simplificadas e eficientes. Nesse cenário, o especialista apresentou detalhes da metodologia CRIAR, elaborada por ele e sua equipe como uma estratégia comunicacional baseada em ampla referência bibliográfica e que está sendo implementada em diversas redes de ensino espalhadas pelo Brasil. 

O especialista explica que cada letra do nome da metodologia representa as ações a serem desenvolvidas no planejamento estratégico comunicacional. “O primeiro passo é entender o cenário que está ao redor – interno e externo – e o que acontece nesses ambientes que permitem a entrega da nossa proposta de atuação. Após isso, precisamos considerar os recursos humanos e tecnológicos necessários para o nosso trabalho. A ideia é o espaço de encontro entre conteúdo e a forma, representada pelo pilar criativo, estético, visual e pela identidade da marca. O plano de ação vem em seguida, pressupondo o trajeto das atividades que serão implementadas junto ao mercado. A última letra decompõe-se na mensuração de resultados: para saber onde queremos chegar, é necessário saber onde estamos, antes, durante e depois de cada projeto”, diz. “O valor da marca não está naquilo que falamos de nós mesmos mas, sim, na percepção externa. Então, está em nossas mãos, convidar o mercado e o nosso público-alvo para conhecer  a nossa verdade. Esse modelo permite que esse processo aconteça”, argumenta. 

Outro tema de fundamental importância foi abordado na conferência A presença da Igreja e das universidades católicas em redes sociais digitais, que recebeu Joana Puntel, doutora em Ciências da Comunicação; Marcus Tullius, mestre em Conteúdo e Estratégia Digital, e Francesca Barrera, representante da Subdiretoria de Comunicação Jornalística da Pontifícia Universidade Católica do Chile, que refletiram sobre a atuação dessas instituições nos meios digitais.  

Joana defende que a essência da Igreja é evangelizar e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Para ela, isso justifica a sua presença nas redes sociais, algo que é muitas vezes questionado nos tempos atuais. “Tomando consciência de sua responsabilidade, a Igreja precisa continuar a missão de Jesus que espalhava a sua mensagem a partir do seu povo, adaptando a linguagem e a mentalidade, encarnando como estava a situação a partir da qual falava. É necessário estabelecer um diálogo com a sociedade e escutar, compreendendo os problemas e caminhos de esperança. No mundo moderno, isso também significa estar presente no cenário digital”, explica. Além disso, ela ressalta ser necessário, também, estabelecer um diálogo entre fé e cultura e, para isso, é indispensável remodelar a evangelização. “Para acompanhar as contínuas mudanças e comunicar com as pessoas do nosso tempo, precisamos reorganizar a mensagem evangélica – com prudência e fidelidade ao conteúdo”, alerta.  

Na mesma linha, Marcus aponta que a reflexão deve perpassar sobre como devemos estar nas redes sociais, como instituições católicas, e não mais se essa presença se faz necessária e relevante. “Como uma universidade católica, com o carisma que se conecta com a Igreja, a nossa missão é passar da conexão para a comunhão. Não é suficiente apenas estar no meio digital, é imprescindível refletir acerca do conteúdo compartilhado nessas plataformas”, argumenta. “Isso envolve propósito – não basta fazer coisas boas, é preciso fazê-las bem, a partir de uma presença qualificada nas redes; princípios – por meio da reflexão de que os valores devem ser vividos e não só comunicados, e participação – que abrange a relevância da escuta da audiência, que deve ser a protagonista”, explica. “Esse trabalho deve ser pensado não só para gerar lead, mas para criar e fomentar a nossa comunidade”, alerta. 

Já Francisca compartilhou recomendações para evangelizar nas redes sociais. “A primeira preocupação deve ser com relação à nossa identidade, refletir acerca do que queremos transmitir, qual é a nossa essência e no que somos diferentes dos outros.  Em consonância com isso, é importante definir públicos e objetivos para entender com quem interagimos e o que a nossa audiência espera. Após, é necessário refletirmos sobre a mensagem que queremos passar e qual é o melhor canal para comunicá-la. Tudo isso acompanhado de constantes reflexões acerca da qualidade e das referências do nosso trabalho, bem como das tendências e demandas do nosso público. Por fim, precisamos conceber um plano estratégico para desenhar nossos objetivos, indicadores e metas e mensurar os resultados”, diz. 

Um novo painel de boas práticas incrementou a tarde, reunindo experiências e projetos desenvolvidos pelas universidades católicas da Argentina, do Chile e do México sobre temas relacionados ao posicionamento da marca por meio de projetos de alto impacto e da identidade regional e projetos de transformação digital e outros.

“Para nós, do Brasil, receber o encontro em São Paulo é muito significativo e inesquecível porque acreditamos que a comunhão que buscamos com a América Latina e com a identidade dessas universidades encontramos neste evento. Vivenciamos reflexões muito importantes, por meio das boas práticas, dos palestrantes, que apoiarão o desenvolvimento da nossa atuação”, afirma Gregory Rial, gerente da Câmara de Ensino Superior da ANEC e integrante da comissão de organização do evento.

Ao final do dia, um momento especial, proporcionado pela equipe da São Camilo, integrou todos os participantes em um jantar com feijoada e samba, elementos marcantes da cultura brasileira. 

Confira como foram o primeiro e o último dia do evento.


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