Notícias

Planejamento Estratégico como ferramenta para fazer novas todas as coisas

17/06/2022
Por  ANEC Comunicação

Novo plano tático da ANEC defende a importância da elaboração deste documento para as instituições de ensino

Planejamento estratégico é a dinâmica da relação entre instituição e ambiente externo que embasa as ações e decisões necessárias para que a organização atinja objetivos e aumente desempenho, utilizando, racionalmente, seus recursos. No âmbito da educação, trata-se de uma ferramenta fundamental para condução eficiente de instituições de ensino, funcionando também como um diferencial competitivo. Considerando a relevância do assunto, “Planejamento Estratégico como ferramenta para fazer novas todas as coisas” foi tema de uma das salas temáticas do Fórum Nacional da Educação Católica, realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), entre os dias 14 e 15 de junho.

A partir de reflexões em torno do tema central do encontro, “Fazer novas todas as coisas: tendências e projeções para a Educação Católica”, Euvaldo Soares, especializado em administração financeira e membro do GT Administrativo Financeiro da ANEC, e Gabriela Gois, administradora e especialista em Escolas de Ensino Superior, apresentaram o novo planejamento estratégico da associação.

“Utilizamos, para a elaboração do planejamento estratégico da ANEC, uma metodologia que conseguisse englobar com transversalidade ensino básico e superior, mantenedoras e pastoral, a partir de três grandes objetivos: articular, congregar e representar os interesses das associadas, as Instituições Católicas de Educação do Brasil. Definimos assim uma nova missão para a ANEC. Como metas de apoio: aprimorar a governança corporativa, aperfeiçoar a gestão interna e desenvolver o marketing institucional, para que, como resultado, consigamos alcançar a nossa nova visão ou propósito: ‘ser reconhecida como a referência das instituições católicas de educação do Brasil’ ”, pontua Gabriela.

Interior e exterior da instituição

Euvaldo defende que as escolas precisam colocar-se também para além dos muros da instituição. “Precisamos entender todo o sistema: nossos concorrentes, aspectos econômicos, políticos e sociais, antes de tomar nossas atitudes. Mapeando as nossas associadas, observamos que estamos enfrentando um momento desafiador, motivado não somente pela pandemia. E, neste cenário, elaboração, aplicação, manutenção e acompanhamento de resultados, ações que compõem o planejamento estratégico, podem ser a solução. Para tanto, precisamos unir a experiência com a capacidade de trabalhar em rede, criar uma malha de trabalho entre nós, associados. E tudo isso, por meio de um programa detalhado. Por ele, lemos e interpretamos os nossos diferenciais e passamos a valorizá-los ainda mais”.

Na mesma linha, Gabriela acredita ser necessário tomar consciência de que não se consegue mudar o que está fora das instituições. Mas é possível arregaçar as mangas e enfrentar o que se pode modificar internamente. “É o que chamamos de pêndulo da administração estratégica: hora devemos observar o exterior para nos adaptar, hora vamos nos debruçar em desenvolver capacidades internas. Esse planejamento consiste em um curso de ação, uma consistência de tomada de decisões, uma posição onde queremos chegar. Por isso, a primeira etapa do processo é a declaração da razão de ser da instituição – da missão”.

 

Participação de todos

A Irmã Marli Araújo da Silva, Membro da Câmara de Mantenedoras, aproveitou a ocasião para ressaltar que a ANEC encabeça o movimento de inovar para florescer. “Para todo esse processo, é fundamental a participação de todos que estão envolvidos no cotidiano da instituição, refletindo sobre o que podem fazer para impulsionar a atividade da associação. Demos esse primeiro passo para incentivar que as nossas associadas tenham incentivo para elaboração de um planejamento estratégico e para profissionalização da gestão”.

 

O Fórum

Com o objetivo de discutir as tendências e as projeções para a Educação Católica no país, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realiza o Fórum Nacional da Educação Católica e a Assembleia Geral Ordinária. Com o tema ‘Fazer novas todas as coisas: tendências e projeções para a Educação Católica’, o encontro reúne mais de 450 participantes, entre profissionais que atuam nas instituições de educação católica do país.

Além de palestras, workshops e rodas de conversa, o Fórum contar ainda com a feira ExpoAnec, que tem a participação de diversos players do mercado educacional, apresentando as novidades e as tendências do segmento. Mais informações: https://anec.org.br/eventos/forum-nacional-da-educacao-catolica-e-assembleia-geral-ordinaria/#programacao

A ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) tem como missão articular, congregar e representar as Instituições Católicas de Educação do Brasil, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial. Promover ainda a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida.

 

 

 

 

 

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”