Notícias

Encontro de reitores discute propostas para reforçar a cooperação em rede

17/06/2022
Por  ANEC Comunicação

Reitores, reitoras e dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) Católicas de todo o país reuniram-se na tarde do dia 14 de junho, em Brasília, para a primeira reunião ordinária no Fórum Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Esta é a primeira vez em que a ANEC reúne em um mesmo evento o Fórum de Mantenedoras, de Educação Básica e de Reitores e Dirigentes das IES Católicas. Para os organizadores, é uma grande oportunidade de estar em contato com os pares e os gestores por meio de rodas de conversa e palestras para que as instituições sejam fortalecidas e busquem novos caminhos em três grandes eixos: gestão, pedagógico e pastoral.

A programação do encontro iniciou com a abertura e boas-vindas, do presidente da ANEC, o padre João Batista Gomes de Lima, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Fórum pelas contribuições importantes que trará à educação. A condução dos trabalhos ficou a cargo do gerente da Câmara de Ensino Superior, Gregory Rial, que apresentou os pontos de discussão e orientou os participantes a dividirem-se em grupos de duas e quatro pessoas para que a dinâmica fosse profícua e para atender de forma mais dinâmica o objetivo de elaborar propostas de redes de cooperação das IES católicas.

A importância deste reencontro é unânime entre os participantes, sobretudo pela pauta e contribuições efetivas. Na avaliação do reitor da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Gustavo Bolognese, as discussões realizadas versam sobre assuntos extremamente relevantes, com destaque para asdebates sobre como avançar em relação à forma de trabalhar a cooperação em rede. De acordo com o reitor, a expectativa é que as propostas apresentadas contribuam para o fortalecimento das instituições e para a melhoria da qualidade do ensino superior no país.

De acordo com a reitora da PUC/GO, Olga Ronchi, é muito importante que a ANEC promova mais espaços de discussão como esses para fomentar a colaboração entre as diversas instituições católicas de ensino superior. “Nós enfrentamos um momento complexo, bastante preocupante em relação às políticas públicas educacionais, especialmente, para a graduação, a pós-graduação e a pesquisa. Então, nós precisamos, com certeza, unir forças diante desse cenário para podermos fazer frente às exigências que nos assolam todos os dias”, destaca a reitora. Para ela, a ANEC é um grande instrumento promotor e indutor de práticas cada vez mais cooperativas entre as instituições católicas.

 

O Fórum

Com o objetivo de discutir as tendências e as projeções para a Educação Católica no país, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC realiza o Fórum Nacional da Educação Católica e a Assembleia Geral Ordinária. Com o tema ‘Fazer novas todas as coisas: tendências e projeções para a Educação Católica’, o encontro reúne mais de 450 participantes, entre profissionais que atuam nas instituições de educação católica do país.

Além de palestras, workshops e rodas de conversa, o Fórum conta ainda com a feira ExpoAnec, que tem a participação de diversos players do mercado educacional, apresentando as novidades e as tendências do segmento. Mais informações: https://anec.org.br/eventos/forum-nacional-da-educacao-catolica-e-assembleia-geral-ordinaria/#programacao

A ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) tem como missão articular, congregar e representar as Instituições Católicas de Educação do Brasil, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial. Promover ainda a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida.

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”