Eventos

Fórum Nacional da Educação Católica e Assembleia Geral Ordinária

14 a 15 de Jun.
8h às 18h
Brasília-DF

Sobre o evento

Fazer novas todas as coisas: inovar para florescer 

Falar sobre a educação católica é falar sobre as muitas instituições e pessoas que a constroem a educação brasileira todos os dias. Por isso, o Fórum é voltado à presidentes, reitores, diretores, agentes de pastoral, equipes técnico pedagógicas, professores, ecônomos, contadores, assistentes sociais, advogados e tantos outros profissionais fundamentais para dar vida a uma educação de excelência

Durante o Fórum, além das rodas de conversas e palestras, você pode aproveitar a ExpoAnec, uma iniciativa da ANEC de reunir várias empresas com a proposta de promover produtos e serviços às associadas, oportunizando acesso do que há de melhor e mais novo no mercado educacional. 

No segundo dia de evento, discutiremos novos caminhos para a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil por meio da Assembleia Geral Ordinária da ANEC,  da qual participam exclusivamente os representantes legais das instituições associadas.

Outras informações sobre o evento

Davi Lira – Coordenador de Eventos
61 98161.2218

Programação

14/06
8h

Credenciamento

8h30 às 8h50

Acolhimento orante

8h50 às 9h

Acolhimento institucional

Pe. João Batista e Ir. Irani Rupolo

9h às 9h20

Educação católica: um diagnóstico multidimensional - Diagnóstico de mercado

Ronaldo Casagrande

9h20 às 9h40

Educação católica: um diagnóstico multidimensional - Diagnóstico eclesial

Frei João Ferreira Junior

9h40 às 10h40

INTERVALO

10h40 às 11h

Educação católica: um diagnóstico multidimensional - Diagnóstico da educação básica

Amábile Pacios

11h às 11h20

Educação católica: um diagnóstico multidimensional - Diagnóstico do ensino superior

Prof. Luiz Roberto Liza Curi

11h20 às 12h

Perguntas e interações

12h às 13h30

Almoço

 

 

 

13h30 às 14h

Momento Cultural

Colégio Marista de Brasília

14h às 16h

Salas temáticas - ANEC Talks

Fórum de Reitores/as e Dirigentes das IES Católicas

Planejamento Estratégico como ferramenta para fazer novas todas as coisas: o caso ANEC / Gabriela Gois e Euvaldo Ruiz

Novos Horizontes para a Educação: Inovação e Tecnologia – Cláudia Costin – Ex-ministra interina da Administração Federal e secretaria da Administração no governo Fernando Henrique Cardoso

Educação como evangelização: uma pastoral nas fronteiras? – Ir. Raquel de Fátima Cólet e Ir. Carolina Mureb

16h às 17h

Intervalo

17h às 18h

O novo código da cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial

José Salibi

15/06
7h30 às 8h30

Celebração eucarística

Observação: Os bispos, presbíteros, diáconos e religiosos que desejarem concelebrar, deverão utilizar paramentos brancos.

8h30 às 9h30

As exigências de uma nova educação

Professor Luciano Sathler

9h30 às 10h30

Intervalo

 

 

10h30 às 11h

Abertura da Assembleia

11h às 12h

Prestação de contas do exercício de 2021 - Conselho Fiscal

12h às 13h

Almoço

13h às 13h15

Apresentação do Congresso 2023

13h15 às 17h

Reforma do Estatuto

17h

Encerramento

Palestrantes

Img

José Salibi Neto

É uma das maiores autoridades em management no Brasil. É coautor de 7 livros, incluindo o best-seller “Gestão do Amanhã”, livro que mudou a maneira de pensar sobre a gestão no país. A obra está em sua 12ª edição e possui mais de 70 mil exemplares vendidos. Publicou, em 2019, “O Novo Código da Cultura”, que entrou para a lista de best-sellers na segunda semana de seu lançamento. Em 2020, publicou “O Algoritmo da Vitória” e “Estratégia Adaptativa”. Em 2021, lançou o livro “Estudo de Casos: Gestão do Amanhã – O que está por trás do sucesso das empresas escaláveis”. Além disso, é coautor de “Movidos por Ideias” e “O que as Escolas de Negócios não ensinam”.

Salibi conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com todos os principais pensadores da gestão, como: Peter Drucker, Jack Welch, Jim Collins, Michael Porter, Philip Kotler. Também com líderes mundiais como: Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani.

É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. Durante a sua gestão, ajudou a levar a empresa para mais 5 países, incluindo os Estados Unidos. Seu nome é imediatamente associado à introdução dos principais conceitos da Gestão Contemporânea no Brasil, provocando a transformação de milhares de empresas, executivos e empreendedores em nosso país.

Atualmente, Salibi atua como palestrante em eventos por todo o Brasil e dedica-se a ajudar empresas e profissionais a atingir o potencial máximo e tomar decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras. Foi mentor de Edson Bueno, fundador da Amil, por mais de 20 anos. Seus clientes incluem empresas como Algar, Oracle, Dasa, Unimed, Liberty Seguros, Ocemg, entre outras.

Em sua autobiografia, o professor Philip Kotler, dedica um capítulo inteiro ao trabalho de Salibi, a quem chama de “empresário extraordinário”. Em 2021, foi eleito para uma das 50 cadeiras da Academia Brasileira de Marketing.

Graduou-se pela Moore School of Business, da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e obteve o MBA em International Business pela mesma instituição. Foi membro do Advisory Board da escola por mais de 20 anos e, em 2009, recebeu desta universidade a maior honraria dada a um ex-aluno, o Distinguished Alumnus Award.

Em sua juventude, Salibi foi um dos principais tenistas do país, tendo vencido diversos torneios juvenis e profissionais no Brasil e no mundo.

Img

Prof. Me. Euvaldo Antônio Ruiz Soares

Graduação em Ciências Contábeis (UNICAP);
Especialização em Controladoria (UFPE);
Especialização em Administração Financeira (UPE)
Mestrado em Ciências Contábeis (UnB/UFPE);
Professor e Coordenador de Pós Graduação;
Instrutor do CRC/PE – Educação Continuada;
Controller da Rede Damas Educacional;
CEO da Ruiz Consultoria;
Membro do GT de Assessores da ANEC;
Membro do GT Administrativo Financeiro da ANEC.

Img

Irmã Carolina Mureb Santos, FC

Filha da Caridade de São Vicente de Paulo

Mestranda em Teologia (PUC SP)

Especialista em Ensino Religioso Escolar (UNISAL)

Teologia (PUC SP)

Pedagogia (PUC SP)

Membro do Grupo de Pesquisa PHAES (Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade) da PUC-SP.

Img

Ronaldo Casagrande

É Vice-Presidente do Instituto Casagrande. Conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão. Pesquisador em Inteligência Artificial para Educação do Futuro. Engenheiro eletrônico, Doutor em métodos numéricos e otimização, com foco na eficiência em gestão educacional. Mestre em engenharia de qualidade. Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Em sua trajetória na área da educação, foi professor desde a educação básica ao ensino superior, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação. Atuou com consultoria e assessoria em gestão educacional para dezenas de instituições. Exerceu as funções de Pró-Reitor de Planejamento e Operação, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Diretor de Instituições de Ensino Superior. Superintendeu a PARANATEC – Agência para o desenvolvimento do ensino técnico do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Educação daquele Estado e Consultor da Unesco em Planejamento Estratégico de Educação Profissional de Rede Estadual de Ensino.  

Img

Luiz Roberto Liza Curi

Luiz Roberto Liza Curi, Sociólogo e Doutor em Economia, ambos pela Unicamp.
É Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, com mandato ate 2024, onde foi Presidente da Câmara de Educação Superior por dois mandatos (2016 a 2018) e Presidente do Conselho de 2018 a 2020.

É membro do Conselho Superior da Capes e Conselheiro do Conselho cientifico da ABAVE.

Entre outras atividades:
Foi Presidente do INEP, Diretor Geral de Políticas de Educação Superior do MEC, Secretario de Cultura de Campinas, Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, Diretor Geral de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, pesquisador e Analista Sênior em Ciência e Tecnologia do CNPq.

Foi também membro do Conselho Superior da Unicamp, Presidente do Conselho de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Campinas, membro do Conselho Nacional do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional.

Img

Frei João Ferreira Junior

Natural de Caratinga, Frei João Júnior é franciscano capuchinho, da Província de Minas Gerais. Mestre em Teologia Bíblica (FAJE, 2017), bacharel em Teologia (ISTA, 2015) e bacharel licenciado em Filosofia (FCU, 2010). Atualmente, é Vigário Provincial e Secretário da Formação dos Capuchinhos em Minas Gerais e reitor do Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte.

Img

Gabriela Gois

Administradora;

Pós-graduada em Escolas de Ensino Superior (Estácio);

Mestre em Administração (Marketing – UFPE);

Doutoranda Administração (Estratégia – UFPE);

Administradora na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) – Atuando em área de Planejamento Estratégico e Governança Corporativa em SPEs;

Diretora Financeira do Comitê de Cidadania dos Chesfianos de Recife;

Sócia da Ruiz Consultoria.

Img

Cláudia Costin

Claudia Costin é fundadora e diretora do CEIPE FGV – o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e, em 2019, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo lecionado também na PUC-SP, no Insper e na Enap (Canadá). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo, comentarista-especialista em educação para a CNN Brasil e cofundaodra do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL – Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco e o Conselho da Qatar Foundation.

Img

Ir. Raquel de Fátima Cólet

Membro da Companhia das Filhas da Caridade – Província de Curitiba. Doutora, mestre e bacharela em Teologia pela PUCPR. Assessora Provincial da Pastoral Escolar Vicentina da Rede Vicentina de Educação – Província de Curitiba. Integrante da Comissão de Assessores da Pastoral da Juventude e Comissão Regional de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, do Regional Sul 2 da CNBB; do Grupo de Reflexão Ecumênica e Diálogo Inter-religioso (GREDIRE), da CNBB Nacional; Comissão Teológica do CONIC; Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (PUCPR – CAPES).

Img

Luciano Sathler

É PhD em Administração pela FEA/USP. Membro do Comitê de Educação Básica e do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. É membro do Conselho Deliberativo do CNPq. Membro do Fórum Nacional de Educação – FNE. Reitor do Centro Universitário Izabela Hendrix.  Curador do blog www.inovacaoeducacional.com.br.

Img

Amábile Aparecida Pacios de Andrade

Natural de São Paulo (SP), Amábile Aparecida Pacios é professora de Matemática e Física, gestora, autora de livros didáticos, empresária e palestrante. No início da década de 80, a educadora mudou-se de São Paulo para o Distrito Federal. Lecionou e coordenou os cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Católica de Brasília por 27 anos. Na década de 90, lecionou e dirigiu o Colégio Marista de Brasília por 8 anos. A professora Amábile Pacios foi uma das idealizadoras do Programa de Avaliação Seriada – PAS – da Universidade de Brasília, o programa que tem revelado o seu sucesso por mais de 20 anos. Presidiu o Sindicato das Escolas Particulares do Distrito Federal por 8 anos e lutou pela educação e desenvolvimento econômico da capital federal, também, na Associação Comercial. Presidiu a Federação Nacional da Escolas Particulares por 4 anos e hoje é a vice-presidente. A entidade representa o setor com 41 mil instituições do ensino da livre iniciativa. Nesse contexto, professora Amábile se consolidou como liderança nacional do setor nas esferas do executivo e legislativo. Foi fundadora e hoje é vice-presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços, entidade de representação das empresas prestadoras de serviços no território nacional. Atualmente, é conselheira do Conselho Nacional de Educação, preside o Grupo Educacional Dromos, onde atua como diretora e professora. Tem dois filhos, também professores, compondo uma família cujo propósito de vida é a Educação.

Documentação

Endereço

Hotel Royal Tulip – Brasília/DF

SHTN trecho 01 Conjunto 1B Asa Norte – Brasília / DF

Patrocinadores e apoiadores

Patrocínio

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”