Notícias

A FAVOR DA VIDA E DA EDUCAÇÃO

29/03/2021
Por  ANEC Comunicação

A pandemia de Covid-19 vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também impactos sociais, econômicos, políticos e culturais sem precedentes na história.

A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, com a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, com a saúde mental das pessoas em tempos de confinamento e o temor pelo risco de adoecimento e morte, com acesso a bens essenciais como educação, alimentação, medicamentos, transporte, entre outros.

Além disso, a necessidade de ações para contenção da mobilidade social como isolamento e quarentena, bem como a velocidade e urgência de testagem de medicamentos e vacinas evidenciam a preocupação com a garantia da vida, como bem maior que o ser humano tem.

Para garantir ambientes escolares seguros a toda comunidade educativa, as instituições católicas fizeram inúmeras adequações em suas estruturas, adotando protocolos rígidos, como: instalação de dispenser de álcool em gel 70% e tapetes sanitizantes, medição de temperatura, adesivos que demarcam distanciamento, turmas reduzidas, equipamentos de desinfecção, reforço da equipe de colaboradores e tecnologia para garantir aulas remotas a todos os estudantes e o acompanhamento de suas famílias. Todas essas ações demonstram o esforço coletivo da educação católica em prol da vida e da excelência acadêmica que tem como foco a valorização da integralidade do ser humano em uma aldeia global, como nos orienta o Papa Francisco.

Neste sentido, as instituições educacionais católicas têm demonstrado acolhimento e cuidado com seus colaboradores, estudantes e famílias, desde o início da retomada das aulas, de maneira presencial,  nos locais em que essa modalidade foi possível

Entendemos que a educação escolar tem papel fundamental no desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos estudantes e que, nos locais em que foi necessário o lockdown por causa do colapso do sistema de saúde, cumpriremos o isolamento conforme determinação legal.

Esperamos retomar as atividades escolares presenciais, mas com toda a responsabilidade e cumprimento dos protocolos como fizemos ao longo de 2020. Em 2021, nossas escolas seguirão trabalhando sempre em prol da vida, focando em um serviço essencial à sociedade, que é a educação das infâncias, adolescências e juventudes. Os estudantes precisam do espaço escolar seguro e da garantia das suas aprendizagens como direito social.

A Associação Nacional da Educação Católica (ANEC) destaca que esperamos que a pandemia seja tratada como um assunto de saúde pública pelas esferas governamentais, que os interesses políticos não se sobreponham à luta pela vida, que os professores brasileiros sejam vacinados em caráter de urgência e que nossas crianças e jovens possam retornar às suas escolas. As escolas são ambientes que compõem a rede de proteção das infâncias, adolescências e juventudes e não podemos desistir de lutar por elas. Afastá-las do convívio escolar é desconsiderar a importância da escola neste processo de cuidado para com a vida.

A ANEC acredita em dias de esperança, de vacina, de vitórias pela vida. Coloca-se junto em oração com todas as suas associadas e com a comunidade educativa acreditando que iremos superar esse momento de deserto, fortalecendo nossa esperança na Páscoa. Confiemos em um novo porvir!

Juntos pela educação católica!


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”