Notícias

ANEC Bahia promove seminário estadual de Gestão Pedagógica

21/07/2022
Por  ANEC Comunicação

As novas possibilidades de mudanças e transformações da educação básica a partir do novo Ensino Médio foram debatidas durante o Seminário Estadual de Gestão Pedagógica, realizado pela ANEC Bahia, nesta quarta-feira (20). Com o tema ‘Gestão Curricular e projeto de vida: Educar para uma nova economia e uma nova sociedade’, o evento virtual, que contou com o apoio da ANEC Brasil, reuniu mais de 90 educadores e gestores de diversas instituições educacionais católicas.

Com mestrado em Educação e bacharel em Engenharia Mecânica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a professora Elaine Cecília Oliveira, que é Coordenadora do Conselho Estadual da ANEC Minas Gerais, apresentou aos participantes os principais projetos, parcerias e grupos de trabalho em curso no estado voltados ao aprimoramento da gestão pedagógica católica.

De acordo com a especialista, embora existam diversas críticas à reforma curricular que ocorreu nos últimos, ela também representa oportunidades importantes que podem ser aproveitadas por toda a comunidade escolar, em especial pelas as instituições católicas. “O novo Ensino Médio traz outras formas de trabalhos e abre possibilidades para as instituições, incluindo as católicas, reorganizarem suas propostas curriculares para que possamos romper os muros das escolas e de fato contribuirmos para uma economia e uma nova sociedade, que é um dos desejos do Papa Francisco”, afirmou.

Dentre as iniciativas em curso em Minas Gerais que buscam a formação integral dos alunos, a educadora citou como exemplo o projeto Casa Mãe, que tem como objetivo estimular as novas gerações a descobrirem soluções para os problemas sociais, econômicos e ambientais do planeta, por meio de práticas pautadas na ecologia integral, pensadas a partir de uma educação evangelizadora.

“Estamos construindo uma metodologia que começa a partir de um plano de ação voltado para a ecologia integral. A ideia é trabalharmos um currículo descentralizado e transversal, onde o estudante seja colocado em contato com as questões ecológicas em diversas disciplinas. Nossa intenção é levar essa metodologia para todas as instituições onde a ANEC está presente, em todo o país”, anunciou Elaine.

De acordo com a educadora, o principal desafio é promover uma atuação em rede, integrando o ensino básico ao ensino superior. “Para que de fato a gente tenha uma escola de saída, com um projeto de vida de juventude, precisamos aproveitar essas oportunidades trazidas a partir do novo Ensino Médio. É um espaço que se abre, permitindo novas parcerias, atuação em rede. Fomos chamados a mudar e agora temos possibilidades reais”, complementou.

Diferencias da educação católica – Ao fazer a abertura do seminário, a coordenadora do Conselho da ANEC Bahia, professora Silvana Carvalho, destacou a importância e os atributos da educação católica no país. “O Ensino católico é de grande valor para a sociedade. Além de ser uma formação de qualidade, ela possui um atributo a mais, pois olhamos o homem à luz do evangelho”, ressaltou. O evento contou ainda com a participação da Conselheira da ANEC Bahia, Graça Macedo, e da Ir. Graças, do Colégio Nossa Senhora da Luz.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”