Notícias

Atividades comemorativas da Semana Laudato Si’ contam com presença da ANEC

23/05/2023
Por  ANEC Comunicação

A ANEC, por meio do secretário-executivo, Guinartt Diniz, e do coordenador do setor de Pastoral e gerente da Câmara de Ensino Superior, Gregory Rial, esteve presente na abertura oficial da Semana Laudato Si’, realizada nesta segunda-feira, 22/5, em Brasília. O evento foi organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de suas Comissões Episcopais Especiais para a Amazônia e para a Ecologia Integral e Mineração, o Movimento Laudato Si’ e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).

A cerimônia contou com a presença do bispo de Rio Grande (RS) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers; do Núncio Apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro; do bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e secretário da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Vicente Ferreira; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do representante das Nações Unidas, Gustau Mañez Gomis; do gerente para Ibero-América do Movimento Laudato Si’, Igor Bastos; e da secretária-executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes. O cacique Dadá Borari, do povo Indígena Maró, no Estado do Pará, e um dos protagonistas do filme “A Carta”, inspirado na Encíclica Laudato Si’, também participou do evento. 

“A Semana Laudato Si’ nos une, nos congrega, nos convoca com um tema desafiador: Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”, reforça dom Ricardo Hoepers, durante a abertura do evento. Para Ir. Maria Irene Lopes, secretária-executiva da REPAM-Brasil, o tema remete à ação. “Esperançar é se levantar. Esperançar é ir atrás. Esperançar é não desistir. Esperançar é juntar-se com os outros para fazer de um outro modo diferente”, afirma.  

A ministra do Meio Ambiente da Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou em seu discurso o papel protagonista do Papa Francisco na luta pela ecologia integral e recordou como, em inúmeras passagens da escritura, os valores que hoje defendemos, de cuidado, responsabilidade e desenvolvimento sustentável, já estão na Bíblia Sagrada.

Audiência Pública Laudato Si: compromisso cristão com a justiça socioambiental

Na quarta-feira, 24/5,  a ANEC também esteve presente em mais uma atividade celebrativa da Semana Laudato Si’. A Audiência Pública Laudato Si: compromisso cristão com a justiça socioambiental foi realizada na Comissão de Legislação Participativa, em que bispos da Igreja Católica e lideranças religiosas se pronunciaram sobre a urgência de construir alternativas para a proteção do meio ambientes, especialmente da Amazônia e dos povos e comunidades tradicionais.

Estiveram presentes as gerentes das Câmaras de Mantenedoras e de Educação Básica, Fabiana Deflon e Roberta Guedes, respectivamente.

Semana Laudato Si’ nas instituições católicas de ensino

Gregory Rial, coordenador de Pastoral da ANEC, destaca que, para as escolas e universidades católicas, a Semana Laudato Si’ é uma oportunidade imperdível de levar, para dentro das salas de aula e dos espaços de evangelização das instituições educativas, a questão da ecologia integral. “A proposta tem grande aderência pedagógica e, neste ano, especialmente, o filme A Carta permite explorar muitas metodologias e abordagens. Além do mais, a ANEC acredita que a consciência para o cuidado da casa comum e para a responsabilidade social deve ser formada durante a infância e juventude e é por isso que as escolas e universidades católicas insistem na questão e participam com entusiasmo da semana Laudato Si’”. 

A ANEC é uma das instituições proponentes da iniciativa em 2023. No site da ANEC, é possível conferir diversas sugestões para que sua instituição possa integrar essa ação global. 

Programação 

Iniciaram no domingo (21) e seguem até 28 de maio as atividades da Semana Laudato Si’. Com o tema “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”, o evento marca o oitavo aniversário da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação.  

A programação conta com uma série de atividades em nível nacional, regional e local,além de promover em todas as regiões do Brasil um circuito de exibições do filme “A Carta: uma mensagem pela nossa Terra”, inspirado na Laudato Si’. Encontros com lideranças religiosas, políticas e de movimentos sociais, audiência pública, oficinas para juventude e um ato inter-religioso estão entre as atividades propostas. 

Confira a programação da Semana Laudato Si’ no link https://laudatosi.my.canva.site/

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”