Semana Laudato Si’ 2023

Semana Laudato Si’ 2023

O que é?

A Semana Laudato Si’ 2023 será celebrada de 21 a 28 de maio, para marcar o oitavo aniversário da histórica encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação. Esta celebração global unirá os católicos para se alegrar com o progresso que fizemos ao dar vida à Laudato Si’ e mostrar como os protagonistas de “A Carta” já estão fazendo isso.

Proposta para 2023

Além das inúmeras atividades possíveis da Semana Laudato Si’ (vigílias, encontros, oficinas, seminários etc), em 2023 o Movimento Laudato Si’ propõe centrar as ações na exibição do filme “A Carta”.

A Carta, conta a história de uma viagem a Roma dos líderes da linha de frente para discutir a carta encíclica “Laudato Si” com o Papa Francisco. O diálogo exclusivo com o Papa, incluído no filme, oferece uma visão reveladora sobre a história pessoal do Papa Francisco e histórias nunca vistas desde que ele se tornou Bispo de Roma.

O longa-metragem tem a duração de 80 minutos e é um potente recurso pedagógico-pastoral que pode ser utilizado de formas muito diversas.

Usando o filme “A Carta” como recurso pedagógico na sala de aula: componentes curriculares das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso podem se beneficiar das reflexões. O contexto dos personagens do filme ajuda a entender marcadores geográficos, históricos, geopolíticos, culturais e religiosos que dialogam com os objetos de conhecimento trabalhados nessas áreas.

Usando o filme “A Carta” como recurso pastoral:  espaços de evangelização como grupos de jovens, grupos de catequese, reuniões de formação com famílias e professores, rodas de conversa, momentos de espiritualidade podem se beneficiar do filme. Uma exibição seguida de uma atividade pode ser muito útil para relacionar a preocupação com a Casa Comum e a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja. É uma ocasião de refletir sobre como podemos nos engajar como cidadãos que acreditam num mundo melhor.

Dicas para organizar a exibição do filme “A Carta”

  1. Todas as exibições, não importa o grupo público-alvo, devem ser cadastradas no site https://www.theletterfilm.org/pt-br/exibicoes/.  Assim, sua atividade é incorporada na listagem mundial das ações da Semana Laudato Si’.
  2. Combine com o grupo de levar pipoca e suco para garantir a festa.
  3. Depois da exibição do filme, promova alguma atividade em seguida, ainda que seja uma breve conversa. O Movimento Laudato Si’ disponibiliza inúmeros recursos que listamos mais abaixo.
  4. Faça registros do momento e envie-os com um relato para pastoral@anec.org.br.

Recursos

Filme na íntegra

Trailer

Guia para conversas desafiadoras sobre fé e mudanças climáticas

Plano de aula para ciências da Natureza

Plano de aula para ciências Humanas

Plano de aula para Ensino Religioso e Filosofia

Recursos espirituais

Esquema de roteiro de um encontro com exibição do filme

Cartilha sobre ciência e crise planetária

Cartilha sobre espiritualidade e ecologia

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”