Notícias

ANEC integra Coordenação do GT sobre Cultura da Paz pelo FNE

23/05/2023
Por  ANEC Comunicação

No dia 12/5, foi iniciado o Grupo de Trabalho Temporário (GTT) sobre Cultura da Paz pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), que terá, na coordenação, a gerente da Câmara da Educação Básica, Roberta Guedes, representando a ANEC no fórum.

Dentre os encaminhamentos, o GTT deliberou por solicitar aos membros do FNE o envio de contribuições para o Grupo de Trabalho Enfrentamento e Prevenção às Violências na Perspectiva da Educação, por meio do coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), Yann Evanovick, que está como responsável pela condução das atividades daquele GT. Como contribuição, a ANEC enviou documentos compartilhados por instituições associadas que visam a cultura da paz nas escolas. 

Na sexta-feira, 19/5, foi realizada uma oitiva entre os membros do GTT Cultura da Paz e o GT da SECADI, com o objetivo de colher dúvidas, sugestões e experiências com relação ao tema.

ANEC e as contribuições para a Cultura da Paz 

A coordenação do GTT pela ANEC como representante do FNE é um dos resultados da incidência feita pela Associação acerca do tema. Isso porque, atenta ao cenário e às necessidades das associadas, a ANEC desenvolveu diversas ações acerca do relevante tema. Em abril, uma formação com foco na prevenção e no combate à violência dentro do ambiente escolar. Os encontros, que tiveram como tema Prevenção e combate à violência no ambiente educacional, foram mediados por profissionais das áreas jurídica e pedagógica, da psicologia escolar e da segurança pública e visaram trazer um diálogo sobre ações assertivas com foco na proteção de alunos e colaboradores. 

“Além da realização da formação, compartilhamos com todas as associadas um documento com sugestões de ações de prevenção e combate à violência escolar, elaboradas com base em documentos de órgãos competentes, para que as associadas pudessem construir ou adaptar os próprios protocolos de segurança”, afirma Ir. Adair Aparecida Sberga, presidente da Câmara de Educação Básica. 

Para acessar o documento produzido pela ANEC e compartilhado com as associadas, clique aqui. 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”