Notícias

ANEC recebe representantes do MEC para diálogo sobre políticas educacionais

24/05/2023
Por  ANEC Comunicação

No dia 18/5, a Câmara de Mantenedoras da ANEC reuniu, de forma presencial, o GT de Assessores em um momento significativo de diálogo e reflexão sobre as importantes políticas educacionais voltadas para as mantenedoras associadas. 

Na sede da ANEC, representantes das associadas das mais variadas regiões do Brasil debateram questões relacionadas ao Prouni, cujos entendimento e legislação atuais estão prejudicando as instituições certificadas pelo Cebas Educação. Diante do contexto apresentado, o GT propôs diversas ações, as quais a ANEC dará andamento já a partir desta semana. Sobre o tema, a prof. Fabiana Deflon, gerente da Câmara de Mantenedoras, que acompanha o grupo, afirma  que a ANEC tem como uma das prioridades resolver a situação do Prouni para as instituições certificadas. “Sabemos que o MEC está sensível à situação, conforme já sinalizaram, mas a ANEC permanece incansável na busca da solução, pois não podemos deixar que nossas instituições permaneçam no cenário de insegurança que estão vivenciando”, pontua. 

Cristiane Michetti, assessora integrante do GT, reforça a importância desse grupo de trabalho. “O nosso maior ganho, enquanto GT de Assessores da ANEC, é a construção coletiva, por meio de profissionais de diversas áreas que, com sua expertise, contribuem para o melhor desenvolvimento e gestão das instituições associadas”, afirma. 

A convite da ANEC, também estiveram presentes o coordenador-geral de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CGCEBAS/MEC), sr. Alexandre Augusto Silva, e o servidor Rodrigo de Oliveira Junior, em um momento de escuta e diálogo com os assessores. Na ocasião, Alexandre apresentou o cenário atual e garantiu que, mesmo com o quadro reduzido de funcionários em seu setor, tem o compromisso de melhorar, cada vez mais, as questões apresentadas sobre o CEBAS. Alexandre recebeu sugestões dos representantes das associadas, permaneceu atento às falas e colocou-se à disposição para o que for necessário. “A presença do CGCEBAS foi sensacional. Eles se colocaram em uma conversa muito franca e aberta conosco”, comenta  Liliana Regina, integrante do GT. 

Para Patricia Pierini, assistente social da Congregação Santa Cruz e assessora integrante do GT, o encontro foi muito enriquecedor. “Esse grupo é um diferencial para minha atuação na instituição a qual represento. Agradeço o esforço de todos os participantes e o esforço da ANEC em convidar o MEC para este momento, porque as nossas questões precisam ser ouvidas. Obrigada mais uma vez por essa oportunidade!”, afirma. 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”