Eventos

Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras

05 a 06 de Mar.
7h30 às 18h

Sobre o evento

Tema: Indicadores de desempenho e sua importância para a gestão.

Partindo da premissa que toda e qualquer decisão deve ser tomada por meio de informações concretas e de qualidade, e os resultados das decisões devem ser avaliados por meio de indicadores de desempenho, o Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras de 2020, tem o objetivo de provocar, refletir e construir, juntamente com as associadas, novos modelos de práticas de gestão.

Programação

05/03
7h30

Credenciamento

8h

Oração

Pe. Roberto Duarte Rosalino, Diretor Tesoureiro e Presidente da Câmara de Mantenedoras da ANEC

9h

Apresentação do Projeto Redes em Rede

Palestrante – Prof. Me. Ir. Natalino Guilherme de Souza

9h30

Mesa Redonda – Desafios e os resultados a partir da governança corporativa: Instituições Católicas e suas contribuições para o mercado educacional Palestrantes:

Palestrantes:

– Rede Damas
– União Brasiliense de Educação e Cultura UBEC

10h30

Intervalo

11h

Continuação da Mesa Redonda

Palestrantes:

– Rede Bom Jesus
– Sociedade Inteligente e Coração SIC

12h

Almoço

13h30

Balanço para Instituições de Terceiros

Palestrante – Roberta Lira Caneca

15h30

Intervalo

16h

Cartografia das escolas católicas do Brasil: características, potencialidades e desafios para os próximos anos.

Palestrantes:

– Leonardo Soares
– Ricardo Mariz

06/03
8h

Oração

8h30

Indicadores de desempenho financeiro

Palestrante – Euvaldo Antônio Ruiz Soares

10h

Intervalo

10h30

Continuação: Indicadores de desempenho financeiro

12h

Almoço

13h30

Continuação: Indicadores de desempenho financeiro

15h

Palestra de Encerramento

Palestrantes

Prof. Me. Ir. Natalino Guilherme de Souza

Graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte/MG, e em Filosofia pelo Instituto São Tomás de Aquino. Mestre em Teologia Sistemática pela mesma Faculdade e doutorando em Sociologia da Universidade de Brasília – UnB. Professor de Teologia, assessor de Vida Religiosa e membro do GT de espiritualidade da CLAR (Conferência Latinoamericana de Religiosos). Atualmente 2º Diretor Vice-Presidente da ANEC e Secretário Executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL).

Leonardo Soares: Doutor e Mestre em Educação

Especialista em Educação a Distância, Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Software Livre. Graduado em História e com experiência profissional em análise de sistemas. Professor no Ensino Superior a mais de 15 anos; Professor da cadeira de TI da pós-graduação lato sensu em Gestão Empresarial (UniCEUB). Membro participante do Grupo de Pesquisa “Cartografias dos Territórios de Aprendizagem”, financiado pelo CNPQ; Membro fundador do projeto “Esquina do Pensamento”. Autor de artigos e livros sobre educação.

Ricardo Mariz: Doutor em Sociologia

Mestre em Educação e Pedagogo. Membro do Grupo de Pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica da Universidade de Brasília. Conselheiro do Movimento de Educação da Base da CNBB. Atuou na docência e gestão da educação básica, foi Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Extensão e Reitor pro tempore da Universidade Católica de Brasília. Membro fundador do Grupo de Pesquisa “Cartografias dos Territórios de Aprendizagem”, financiado pelo CNPQ; Membro fundador do projeto “Esquina do Pensamento”. Autor de artigos e livros sobre educação.

Roberta Lira Caneca

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós- graduação em Ciências Contábeis – UnB/UFPE/UFPB/UFRN (2008 e 2015). É funcionária da Caixa Econômica Federal, onde exerce a função de Consultor Matriz na Gerência Nacional de Contabilidade, em Brasília/DF. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade dos serviços contábeis para pequenas e médias empresas, contabilidade de instituições financeiras, contabilidade gerencial e de custos, contabilidade internacional e finanças.

Euvaldo Antônio Ruiz Soares

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco, especialização em Administração Financeira pela UPE, Especialização em Controladoria UFPE, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, membro dos GTs de Assessores e do Administrativo Financeiro da ANEC. Tem como atividade principal a Controladoria da Rede Educacional Damas. Possui experiência na área de Administração com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, custos, tributária, controladoria, sistema de informação e terceiro setor.

Documentação

Desafios e os resultados a partir da Governança Corporativa

Jorge Apóstolos Siarcos – Grupo Educacional Bom Jesus

Indicadores Católica de Excelência

Adriana Hassin Silva – Coordenadora de Educação Básica do Grupo UBEC

Cartografia das escolas católicas do Brasil: características, potencialidades e desafios para os próximos anos.

Palestrantes: Leonardo Soares e Ricardo Mariz

Desafios e resultados a partir da Governança Corporativa: instituições católicas e suas contribuições para o mercado educacional

Márcio Horta

Balanços para Instituições do Terceiro Setor

Roberta Lira Caneca

Governança Corporativa - Experiência da Rede Damas Educacional

Irmã Marcela

Endereço

Auditório ANEC

SEPN Q 516 – Conjunto D Lt9º
Edifício Via Unversitas – 4º Andar
Brasilia-DF

Patrocinadores e apoiadores

Patrocínio

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”