Notícias

Livro: Luzes para o caminho Pacto Educativo Global

04/08/2020
Por  ANEC Comunicação

Antes da chamada do Papa Francisco construir juntos um Pacto Educativo Global, o Escritório Internacional de Educação Católica (OIEC), juntamente com outras organizações e entidades, mobilizou para coletar as opiniões de diferentes pessoas no mundo, desde
superiores gerais de instituições religiosas dedicadas à educação e de especialistas internacionais, sobre o que fazer para superar as dificuldades e resistência a ele; o que mudar na educação para construir um mundo mais humano, fraterno, solidário e sustentável; como se concentrar nas pessoas e educá-los integralmente por dentro; bem como outras luzes para o caminho para essa aliança.

Da mesma forma, em resposta ao apelo do Papa para criar a “vila da educação”, o livro inclui projetos e programas que nos mostram o caminho e mostram que é possível melhorar o direito à educação, construir uma cultura de paz ou tecer solidariedade ou os cuidados da casa comum. Projetos que capacitam crianças e jovens e os capacitam trabalhar com outras pessoas, independentemente de seu território, cultura, raça, religião ou economia, aprender a ser, viver juntos, aprender, fazer, cuidar do “lar comum”. Projetos que transformam suas vidas e contextos; que eles se aproximam de forma crítica, criativa e colaborativa.

Este livro é um ponto de encontro; um lugar de escuta humilde que nos permite dialogar e entender o que os outros nos trazem, com vontade de trabalhar juntos na construção da aliança. Um livro que nos inspira e nos chama a traga novas luzes; isso nos leva a decidir juntos e consensualmente.

Participaram da construção deste livro alguns brasileiros. Confira abaixo:

Representantes do Ensino Superior:
Pâmella Giovannine, Faculdade Católica Santa Teresinha – Caicó/RN , Aluna da FCST, turma de ADM3, Caicó Rio Grande do Norte, Brasil
Representante Redes:
Irmã Adair Aparecida Sberga
Representante Associação de Pais:
Cesar Augusto Bernardi, Caxias do Sul – Brasil
Representante do Poder Público:
Maria Ester Galvão de Carvalho, Brasília – Brasil
Representante dos Diretores:
Irmã Adriana Renata Santos, Dourados – Brasil
Representante da Igreja:
Dom João Justino de Medeiros Silva, Montes Claros, Brasil
Representante da Associação Nacional de Educação Católica:
Ir. Paulo Fossatti

Confira o livro na íntegra aqui.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”