Na quarta-feira, 1°/2, foi publicada a Portaria nº 124 de 31 de janeiro de 2023 na qual se estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2023, referente ao Ano I do 7º Ciclo Avaliativo. Ainda não foi publicado o Edital, mas o cronograma já está disponível (veja aqui).
A portaria divulga os cursos que serão avaliados por meio do exame, com destaque para as engenharias e os cursos da área da saúde, dentre os quais Medicina, Fisioterapia e Nutrição. Também cursos tecnológicos farão ENADE em 2023. Confira a lista completa abaixo:
Bacharelados:
Agronomia;
Arquitetura e Urbanismo;
Biomedicina;
Enfermagem;
Engenharia Ambiental;
Engenharia Civil;
Engenharia de Alimentos;
Engenharia de Computação I;
Engenharia de Controle e Automação;
Engenharia de Produção;
Engenharia Elétrica;
Engenharia Florestal;
Engenharia Mecânica;
Engenharia Química;
Farmácia;
Fisioterapia;
Fonoaudiologia;
Medicina;
Medicina Veterinária;
Nutrição;
Odontologia; e
Zootecnia.
Tecnológos:
Estética e Cosmética;
Gestão Ambiental;
Radiologia;
Gestão Hospitalar;
Segurança no Trabalho; e
Agronegócio.
O EXAME
O ENADE é um exame aplicado aos alunos ingressantes e concluintes dos cursos, com o intuito de avaliar não só o desempenho do estudante, mas também a capacidade formativa das instituições de educação superior. Dessa forma, o ENADE é um passo obrigatório na trajetória acadêmica dos matriculados. A partir das notas obtidas, o INEP calcula índices fundamentais para as instituições como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses indicadores servem para ranquear as instituições e para comunicar à sociedade a qualidade do serviço prestado por elas.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”