Notícias

Veja os cursos que farão ENADE em 2023

01/02/2023
Por  ANEC Comunicação

Na quarta-feira, 1°/2, foi publicada a Portaria nº 124 de 31 de janeiro de 2023 na qual se estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2023, referente ao Ano I do 7º Ciclo Avaliativo. Ainda não foi publicado o Edital, mas o cronograma já está disponível (veja aqui).

A portaria divulga os cursos que serão avaliados por meio do exame, com destaque para as engenharias e os cursos da área da saúde, dentre os quais Medicina, Fisioterapia e Nutrição. Também cursos tecnológicos farão ENADE em 2023. Confira a lista completa abaixo:

Bacharelados:

Agronomia;

Arquitetura e Urbanismo;

Biomedicina;

Enfermagem;

Engenharia Ambiental;

Engenharia Civil;

Engenharia de Alimentos;

Engenharia de Computação I;

Engenharia de Controle e Automação;

Engenharia de Produção;

Engenharia Elétrica;

Engenharia Florestal;

Engenharia Mecânica;

Engenharia Química;

Farmácia;

Fisioterapia;

Fonoaudiologia;

Medicina;

Medicina Veterinária;

Nutrição;

Odontologia; e

Zootecnia.

Tecnológos:

Estética e Cosmética;

Gestão Ambiental;

Radiologia;

Gestão Hospitalar;

Segurança no Trabalho; e

Agronegócio.

O EXAME

O ENADE é um exame aplicado aos alunos ingressantes e concluintes dos cursos, com o intuito de avaliar não só o desempenho do estudante, mas também a capacidade formativa das instituições de educação superior. Dessa forma, o ENADE é um passo obrigatório na trajetória acadêmica dos matriculados. A partir das notas obtidas, o INEP calcula índices fundamentais para as instituições como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição  (IGC). Esses indicadores servem para ranquear as instituições e para comunicar à sociedade a qualidade do serviço prestado por elas.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”