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Segunda manhã do Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica apresenta aspectos de inovação e tecnologia na educação

25/09/2021
Por  ANEC Comunicação

O encontro promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) recebeu especialistas que debateram sobre o impacto da transformação digital na educação brasileira

A manhã do segundo dia do Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) teve início com uma palestra de Alex Sandro Gomes, Vice-Presidente da Academia Pernambucana de Ciências, Diretor de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tratando sobre inovação e tecnologia, a partir das perspectivas para a gestão das instituições educacionais. A apresentação contou com a mediação do professor Reitor Germano da PUC Campinas (SP) e Vice-Presidente do Conselho Superior da ANEC. 

Alex Sandro pontuou que inovar é gerar valor e ser percebido como tal por outras pessoas. “Portanto, inovar, na experiência do ensino superior é se colocar no lugar do alguém para o qual se deseja entregar valor e uma experiência educacional. Ou seja, devemos tomar como ponto de partida este ‘para quem’ serão as ações de inovação. Então, não é simplesmente fazer diferente, é, sobretudo, entregar valor para o público-alvo. A experiência de sala de aula tradicional e na forma estritamente expositiva se mostra extremamente ineficaz para a geração nativa digital. Isto é, os serviços que eles consomem, de uma forma geral, precisam estar associados a uma vivência tecnológica. Então, o nosso esforço deve se basear em estruturas ativas”, afirma.

O Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica teve como objetivo fomentar ações e reflexões sobre a excelência na gestão de instituições de Educação Católicas. Entre os temas das palestras estavam: O futuro do mundo do trabalho e da educação e O desafio do pacto educativo. O evento foi online e gratuito. Na mesma manhã, o encontro promoveu uma mesa redonda para debater os impactos do ensino híbrido na educação brasileira. A conversa foi entre José Morán professor e designer de projetos inovadores na educação com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais, Lilian Bacich, coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades e cofundadora da Tríade Educacional e Suely Menezes, conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE). A mediação ficou por conta do irmão Iranilson Correia de Lima, diretor do Colégio Marista N. Senhora de Nazaré Belém (PA) e Membro do Conselho Superior da ANEC. 

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial. Promover ainda a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida.


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