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Cooperação e trabalho em rede aumentam a competitividade das instituições

24/09/2021
Por  ANEC Comunicação

Durante o Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica, promovido pela ANEC, gestores compartilharam experiências positivas de ações colaborativas

O momento atual é desafiador. Mas, os gestores de instituições de Educação Católica mostraram que é possível superar a crise com a profissionalização das gestões e o compartilhamento de recursos em rede. No painel “A gestão e trabalho em rede nas organizações educacionais católicas”, Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica, os educadores afirmaram que as ações colaborativas proporcionaram aumento da cooperação e da competitividade das organizações.

Com a mediação da Prof. Silvana Sá de Carvalho, reitora da Universidade Católica do Salvador (UCSal), participaram do debate a Ir. Marcela Sarmento Cavalcanti, presidente da Rede Damas; Pe Sérgio Eduardo Mariucci, diretor da UNISINOS; Ir Vanderlei Siqueira, diretor executivo, e Márcia Maria Rosa, diretora educacional, ambos do Grupo Marista.

A presidente da Rede Damas, Ir. Marcela Sarmento Cavalcanti, iniciou a exposição na perspectiva da gestão administrativo e financeira. Segundo ela, o grande pilar do sucesso da gestão da Rede Damas é a perpetuidade da missão.  “Nós entendemos que cada vida tocada é o reino de Deus que acontece, mesmo falando de administração, de gestão. Vale refletir acerca de quem e como queremos formar”. Para ela, é preciso empatia, diálogo, motivação e engajamento. 

Com a missão de formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, a Rede Damas Educacional está presente em seis estados do Brasil e possui 12 escolas, uma faculdade e um centro social. Um dos exemplos que a Rede Damas expos na palestra foi o modelo de Serviços Compartilhados, que tem como objetivo padronizar processos e serviços para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços, expansão das atividades, além de facilitar a comunicação entre os setores e dar suporte para gestão.

Para Irmã Marcela Sarmento, a estruturação em grupos de trabalhos por área trouxe uma nova visão enquanto escola, “até chegar no grupo compartilhado houve um longo processo. O segredo estava nos grupos de trabalhos, que se reuniam com frequência, fazendo um intercâmbio entre as localidades, assim podíamos mensurar o que cada um estava fazendo”, conta.

Em sua apresentação o Pe Sérgio Eduardo Mariucci, diretor da UNISINOS, questionou os participantes do painel com a seguinte pergunta: “Qual o papel da liderança do gestor como atributo da qualidade da educação e quais atributos de uma boa escola”?  Segundo ele, é de suma importância o foco no gestor escolar. “Ele tem uma função central na qualidade do todo na gestão escolar”. Na experiência do Pe Sérgio, a formação dos gestores foi fundamental. “Nós vimos que o objetivo estratégico na especialização do gestor era importante, então começamos a dar as diretrizes no eixo de formação deles. O que seria, a especialização, mestrado e doutorado em gestão escolar, para melhor adequação dentro da universidade”, conclui.

Já para o Grupo Marista, representado pelo diretor executivo, Ir Vanderlei Siqueira e a diretora educacional, Márcia Maria Rosa, o trabalho em rede contribui para preservar os valores cristãos das instituições. Segundo o Ir Vanderlei, trabalhar em rede pode ser um atrativo. “Hoje em dia, boas pessoas, no lugar certo podem potencializar a transformação na instituição. Não basta ter um monte de pessoas em um lugar só, é preciso ter boas pessoas em lugares estratégicos”. Ainda segundo o Ir Vanderlei é preciso manter sempre o foco, organizando e se posicionando em rede para não perder a identidade confessional.  “Devemos sempre perguntar em nossas instituições: ‘Como, onde e por quê?’ Temos que trazer em nossas escolas uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade”, conclui. Para a diretora educacional do grupo Marista, Márcia Maria Rosa, a experiência na educação em rede traz uma amplitude acadêmica, tecnológica e sociocultural. “Nós temos que preservar o que nos foi confiado, que é nossa identidade, nela nós mantemos nossos valores e excelência acadêmica”, afirma.

Mais informações:

O Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica acontece até dia 25 de setembro, em formato virtual. O objetivo é que gestores e educadores de todos os segmentos troquem reflexões e ações voltadas para a excelência na gestão das instituições. Clique aqui e confira a programação.  

 


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