Notícias

Salvador recebeu o VI Congresso Nacional de Educação Católica com mais de 2 mil pessoas

10/07/2023
Por  ANEC Comunicação

Grandes nomes do setor educacional brasileiro estiveram reunidos em Salvador para debater as novas tendências da educação no Brasil. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o VI Congresso Nacional de Educação Católica aconteceu entre os dias 29 de junho e 1º de julho e teve como tema Transformar o Presente e Tecer o Futuro da Educação Católica: pactos e compromissos. O congresso reuniu cerca de 2 mil pessoas no Centro de Convenções Salvador, entre religiosos, especialistas em diversas áreas do conhecimento, além de professores e gestores de instituições de todos os estados do país e expositores. 

Foram 40 palestrantes, com 10 conferências e mesas redondas, 13 salas temáticas e 23 programações paralelas na ExpoANEC – espaço destinado à exposição de empresas com as mais inovadoras soluções educacionais – que debateram temas acerca dos principais desafios para o segmento educacional católico, bem como discussões relacionadas ao mercado educacional pós-pandemia, inovação, sustentabilidade, transformação digital, dentre outros. “Foram dias intensos de encontros, aprendizados, partilhas, debates, novidades e oportunidades que contribuíram para revigorar nossas forças, nossos desejos e anseios. Encerramos mais um Congresso com a certeza de que podemos ressignificar a história da educação católica em nosso país”, celebra Ir. Irani Rupolo, Presidente do Conselho Superior da ANEC.

Os congressistas deixaram testemunhos e agradecimentos, não apenas pela qualidade técnica da programação, mas pela sua dimensão humanitária e espiritual que congregou  todos os presentes. “Estamos mais irmanadas e fomos abraçados pela Bahia e a Bahia nos abraçou, porque o Congresso não ficou em uma bolha, mas esteve integrado à cultura local, com as baianas que nos acolheram todos os dias, além da participação eclesial, com a presença do Cardeal da Bahia, a representação do governo do Estado, da prefeitura, do CNE, da Secretaria da Educação, da CAPES e outras entidades, além da alegria contagiante da musicalidade local, da culinária e sobremaneira da presença materna, acolhedora e transformadora da Santa Dulce dos pobres, considerada o Anjo bom da Bahia”, destacou Pe. João Batista Gomes de Lima, diretor-presidente da ANEC, durante a bênção final.

Dias intensos de encontros e aprendizagem

A manhã do primeiro dia do Congresso foi marcada pela Celebração Eucarística feita pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo da Bahia; pela mesa de abertura, que contou com a presença do Vice-Governador da Bahia, Geraldo Júnior; da vice-prefeita de Salvador, Paula Matos e da representante da Secretaria de Educação da Bahia, Rowenna Brito, entre outras autoridades; além da  Conferência Inaugural, em que Dom Zanoni Demettino Castro, Bispo  Diocesano de Feira de Santana/BA, falou sobre a educação planetária para a construção da pedagogia da paz e encantou os congressistas. Durante a tarde, a palestra do Pe. José Miguel Fraga Cardoso abordou a importância do papel dos educadores na formação das pessoas e a história de Jesus Cristo de um ponto de vista pedagógico. No final de sua fala, foi apresentado um pronunciamento, em vídeo, do Cardeal José Tolentino Mendonça. Logo em seguida, Lilian Bacich abordou o tema da educação como espaço de sonhos e provocou os congressistas que almejam uma escola dos sonhos. A prevenção aos conflitos e a importância da escuta ativa de todos os envolvidos foi tema que chamou atenção da última conferência do primeiro dia, ministrada pelas advogadas Camila Linhares e Jessica Gonçalves.

O dia 30 de junho iniciou com os congressistas lotando o auditório e se emocionando com a apresentação da vida e obra da Irmã Dulce. A mesa-redonda seguinte, que reuniu Paulo Barone, Mariângela Risério e Francisco Morales, abordou sobre o futuro da educação, o lugar da universidade no futuro, inovação nas escolas católicas e lideranças criativas. Já no período da tarde, Martha Gabriel defendeu que precisamos abraçar a tecnologia como aliada para valorizar a humanização. Para ela, a inteligência sem humanidade é cruel. E Luciano Sathler encerrou o segundo dia de Congresso falando sobre o futuro do trabalho e como as escolas católicas devem se adaptar para o mundo que está em constante transformação.

A tarde do segundo dia e a manhã de sábado (1°/7) do VI Congresso Nacional de Educação Católica foram marcadas pelas salas temáticas. Simultaneamente, 13 salas receberam palestras com os mais diversos temas relacionados à educação no Brasil. Entre os palestrantes: José Moran falou sobre “A transformação ‘digital’ da Educação”; Bárbara Born abordou o “Currículo centrado na prática”; Rossandro Klinjey comentou sobre as “Competências socioemocionais: educação psicossocial para uma formação integral; Renata Perrenoud discursou sobre o tema “Expandindo o alcance da IES: curricularização da extensão e oportunidades de crescimento; Aleluia Heringer e Virginia Abouid discorreram sobre a “Ecologia Integral na prática: uma metodologia para implantação da ecopedagogia”; Ir. Natalino Guilherme de Souza e June Alisson Cruz falaram sobre as Redes de Cooperação entre instituições de ensino; Padre Charles Lamartine discursou sobre a “Pedagogia de Jesus e o Pacto Educativo Global”; Christian Coelho abordou a “Gestão empreendedora para uma instituição de ensino sustentável e de excelência; Sérgio Junqueira e Padre Eduardo Rocha, ministraram a palestra “Retrato do Ensino Religioso nas Instituições de Educação Católica”; Renato Casagrande abordou a “Liderança: a arte de cuidar uns dos outros”; Marcelo Barros falou sobre “Possibilidades e relevância da Pastoral como serviço às juventudes”; Euvaldo Antonio Ruiz abordou o tema “Parâmetros para uma gestão de resultados”; e Gustavo Borba falou sobre o perfil da geração Z.

Além das salas temáticas, o terceiro e último dia de Congresso também contou com a mesa- redonda, que recebeu Deivid Carvalho Lorenzo, pró-reitor acadêmico da Universidade Católica de Salvador (UCSal), e Evaldo José Palatinsky, jornalista, para debaterem a construção do novo humanismo para o século XXI à luz do Papa Francisco. E, antes da bênção final, o Ex-Ministro da Educação, Cristovam Buarque, propôs uma reflexão sobre a educação do amanhã.

Bênção final

O encerramento do VI Congresso Nacional foi marcado pela bênção final proferida pela Ir. Irani Rupolo, presidente do Conselho Superior; pelo Pe. João Batista, diretor-presidente, e pela Ir. Adair Aparecida Sberga, vice-presidente da ANEC. Foram destacados os principais acontecimentos do evento e reforçada a importância de, enquanto instituições de ensino católicas, educar pelo amor e para o amor, assim como pregava Irmã Dulce. 

ExpoANEC 2023

O Congresso contou, ainda, com a maior edição da ExpoANEC dos últimos anos. Os participantes tiveram a oportunidade de conferir, em mais de 170 estandes, com mais de 60 empresas, os mais modernos produtos, serviços e recursos tecnológicos disponíveis para as instituições de ensino. O visitante pode interagir com os diversos players do mercado educacional, permitindo um potente networking, além de participar de 23 programações especiais durante a feira. Estiveram presentes 400 representantes de patrocinadores e expositores.

Cobertura do evento

A cobertura do evento pode ser conferida na íntegra no site do Congresso e, também, no Instagram, no Facebook e no LinkedIn da ANEC. As fotos podem ser conferidas no nosso álbum. Acesse cada link e confira!


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”