Notícias

Palestra de José Salibi Neto encerra primeiro dia do Fórum Nacional de Educação Católica

17/06/2022
Por  ANEC Comunicação

Uma das maiores autoridades em management no Brasil e autor de alguns dos best-sellers de gestão e administração, Salibi acredita que o desafio da transformação digital está nas pessoas e não na tecnologia

 

O primeiro dia do Fórum Nacional de Educação, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, foi encerrado com a apresentação de José Salibi Neto, uma das maiores referências em Gestão Contemporânea no país. Com o tema “O novo código da cultura: vida e morte na era exponencial”, a palestra trouxe importantes reflexões sobre o processo de transformação na gestão da educação brasileira.

Para José Salibi, o desafio da transformação digital está nas pessoas e não na tecnologia. Com isso, empresas consolidadas precisam se adaptar a uma realidade de ruptura dos modelos tradicionais. Ao contrário do que vinham fazendo, as corporações devem romper as barreiras culturais para promover mudanças de comportamento. “Hoje é importante não apenas ser rápido, mas aprender rapidamente”.

José Salibi defende que um dos principais obstáculos para o sucesso de uma organização, nesta nova era, está na adaptação de sua cultura organizacional. “Não é possível que aconteça qualquer transformação, de qualquer natureza, em qualquer organização, sem que se envolva uma profunda transformação cultural em sua essência”.

Segundo Salibi, a cultura organizacional está vinculada à estratégia e ao propósito da organização. Sendo assim, ela deve partir das lideranças para a base. Por isso, os programas de capacitação precisarão passar por uma verdadeira revolução, para que haja um melhor entendimento prático quanto à cultura organizacional e aos caminhos para gerar transformação cultural nas empresas. Somente assim será possível realizar uma verdadeira revolução nos negócios.

Salibi encerrou a apresentação com uma das frases mais disseminadas atualmente quando se fala em gestão e administração empresarial: “A rotina devora o pensamento estratégico antes do café da manhã. Por isso, é fundamental aprender, desaprender e reaprender”. O mundo está passando por mudanças, e as organizações precisam ser cada vez mais inovadoras para acompanhar a nova geração e suas demandas. “Sem uma cultura organizacional adequada para o mundo em que vivemos, não será possível assimilar inovação e tecnologia. É preciso predisposição para correr riscos e enxergar erros como naturais no processo de evolução e transformação cultural”.

O Fórum

Com o objetivo de discutir as tendências e as projeções para a Educação Católica no país, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC realiza o Fórum Nacional da Educação Católica e a Assembleia Geral Ordinária. Com o tema ‘Fazer novas todas as coisas: tendências e projeções para a Educação Católica’, o encontro reúne mais de 450 participantes, entre profissionais que atuam nas instituições de educação católica do país.

Além de palestras, workshops e rodas de conversa, o Fórum conta ainda com a feira ExpoAnec, que tem a participação de diversos players do mercado educacional, apresentando as novidades e as tendências do segmento. Mais informações: https://anec.org.br/eventos/forum-nacional-da-educacao-catolica-e-assembleia-geral-ordinaria/#programacao

A ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) tem como missão articular, congregar e representar as Instituições Católicas de Educação do Brasil, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial. Promover ainda a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”