Notícias

ANEC realiza encontro presencial do GT Pedagógico durante Fórum Nacional de Educação Católica  

20/06/2022
Por  ANEC Comunicação

Além de todas as programações realizadas durante o Fórum Nacional de Educação Católica, realizado nos dias 14 e 15 de junho de 2022, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) preparou a reunião do Grupo de Trabalho Pedagógico Nacional da Educação Básica, que aconteceu no segundo dia de evento e contou com a presença de mais de 50 participantes.

Dentre os objetivos da Câmara de Educação Básica estavam o de conhecer o que se tem de política de Educação Básica no Brasil (escolas públicas e particulares), discutir os caminhos que vamos avançar no campo da educação e comunicar que a ANEC concorrerá à “Cadeira no Conselho Nacional de Educação”.
Durante a reunião, o Prof. Helber Ricardo Vieira, Secretário Adjunto da Educação Básica do Ministério da Educação, apresentou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria e quais os planos da SAEB/MEC para o futuro da Educação.

De acordo com o doutor Helber, a pandemia agravou a situação complicada já vivida na área da Educação. Segundo o professor, a Secretaria fez o possível para que boas práticas fossem implementadas neste período dada a gravidade da situação em todo país, principalmente em pequenos municípios que viviam dificuldades extremas. O Secretário afirmou que foram liberados 670 milhões de reais para as escolas construírem a parte de saneamento e sinalização das escolas, em decorrência do COVID. Além disso, diversas outras soluções apresentadas pelo Ministério da Educação durante este período foram apontadas pelo palestrante.
Entre os desafios comentados pelo Secretário durante o pós pandemia estão a permanência dos alunos na escola com uma escola adequada e uma gestão democrática a participativa desta mesma escola. Como solução, Helber apresentou o Disque 100: Brasil na Escola (número para denunciar se alguma criança está em estado de vulnerabilidade e fora da escola), a Busca Ativa Escolar (parceria com UNICEF para o reengajamento das crianças na escola), entre outros.

Foram destacados ainda pelo Professor, os dois portais lançados pela Secretaria, a Plataforma de Monitoramento da BNCC e a Plataforma Normativas. O primeiro se propõe a ser um local de encontro de boas práticas pedagógicas onde os professores de escolas públicas e privadas podem trocar informações sobre a implantação da BNCC. O segundo é um mecanismo de pesquisa sobre temáticas relacionadas a Educação, como quais escolas foram credenciadas; regulamentação dos 200 dias letivos. Assuntos como as diretrizes da Educação Infantil, a Redação Brasil, os parâmetros para Parametrização do Exame do Ensino Médio, as inteligências socioemocionais, o Programa Itinerários Formativos, o Edital de Escolas Modelos, foram abordados durante a apresentação que pode ser acessada na íntegra aqui.

Na oportunidade, os participantes puderam fazer perguntas em um diálogo aberto com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Segundo a professora Roberta Guedes, Gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, os documentos da Associação têm sido construídos de maneira colaborativa com os GT’s Pedagógicos. A partir das questões apresentadas nestes grupos e são construídas defesas e notas sobre temas importantes como o ensino domiciliar. Roberta destacou ainda que neste ano de 2022 a ANEC trabalhará duas Coletâneas sobre Educação e Tecnologia e Relato de Experiências da Implantação do Novo EM. O prazo para o recebimento de contribuições das associadas é o dia 30 de agosto. Para participar basta que a associada envie o relat por email para educacaobasica@anec.org.br. Para acessar as regras de escrita, clique aqui.

Além disso, a ANEC realizará um encontro de Tecnologia e Educação, dia 21 de setembro, nas instalações da Google em Sao Paulo. Serão 50 vagas com a representação de cada rede. As instituições que não puderem participar presencialmente poderão acompanhar de maneira online o evento. Os participantes presenciais farão uma visita monitorada nos espaços da Google. As inscrições estão abertas pelo link.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”