Notícias

Nota da ANEC em Fraternidade a Dom Orlando Brandes, à CNBB e ao Papa Francisco

20/10/2021
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) teve conhecimento dos ataques de ódio disparados contra Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao Papa Francisco. A ANEC gostaria de prestar solidariedade visto que, instituição católica que somos, acreditamos que devemos defender o amor ao próximo. Neste momento tão difícil que estamos vivendo em decorrência da pandemia do Covid-19 que assolou todo mundo, acreditamos, ainda mais, que devemos, como igreja, andar de mãos dadas com todos os membros da sociedade civil e das diversas instituições representativas, inclusive dos órgãos públicos. Repugnamos qualquer ato de ódio despertado a qualquer ser humano e aos integrantes de nossa Igreja. 

Como bem lembrado em nota dos Jesuítas do Brasil, recordamos o que disse Dom Orlando Brandes, em sua celebração em 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, “o povo precisa abraçar as crianças, os pobres, os índios e as autoridades para construir um Brasil pátria amada”, completando que, “para ser pátria amada, não pode ser pátria armada”.

A ANEC se posiciona em comunhão com a CNBB que publicou no dia 17 de outubro de 2021 Carta Aberta em que se declara defensora e comprometida com o Estado Democrático de Direito. Assim como a instituição, a Associação espera que medidas cabíveis sejam tomadas diante do desrespeito ocorrido na última semana. 

Acredita-se na força dos valores cristãos que incluem um diálogo de respeito mútuo. Defendemos o diálogo com respeito, que não estimule ainda mais as desavenças, sempre com o objetivo de construir uma sociedade melhor. Somos seguidores de Jesus Cristo, que nos ensinou a amar e a respeitar o próximo, e assim gostaríamos que estivesse acontecendo em nosso país.

Mais uma vez, a ANEC, presta solidariedade ao Papa Francisco, à CNBB e a Dom Orlando Brandes. Sejamos luz e amor onde o ódio teima em prosperar! 

 

Brasília, 20 de outubro de 2021

 

Prof. Ms.Pe. João Batista Gomes de Lima
Diretor-Presidente da ANEC


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”