Notícias

Colóquio: reposicionando questões juvenis em sociedades inclusivas – desafios e propostas

18/10/2021
Por  ANEC Comunicação

Há um foco crescente dos jovens em muitas questões da esfera pública, desde o ingresso no mercado de trabalho ou ao empreendedorismo e até mesmo em como eles podem influenciar a sociedade em que vivem e fora dela, dado o processo contínuo de globalização no mundo que está envolvido.

Miguel Moratinos, o Alto Representante da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) mencionou que “a participação dos jovens se tornou um fator crucial nos esforços globais para prevenir o extremismo violento e construir uma paz sustentável” e que esse é um sinal mostra para que as autoridades internacionais que os jovens são os mais suscetíveis à tentação de discursos e atitudes extremas em relação a indivíduos, grupos e comunidades.

O próprio Papa Francisco explicou que “há muitos jovens que foram dolorosamente seduzidos por respostas imediatas que colocam suas vidas em risco” e que isso os levou a cair em situações de conflito, como violência doméstica, feminicídios e até mesmo a fazer parte de gangues armadas e criminosos, tráfico de drogas e exploração sexual de menores. Por outro lado, a falta de tolerância também pode ser observada em jovens privilegiados que podem não ver quem está ao seu lado como igual, praticando atos de violência psicológica e física contra outros jovens.

E as plataformas digitais que em diversos momentos nos ajudaram na pandemia, também podem ser espaços de prática de bullying e perseguição virtual. Um marco importante nesse sentido vem sendo a iniciativa do Conselho da Europa, que desenvolveu o “Movimento contra o discurso de ódio” em 45 países, com o objetivo de combater o discurso de ódio e promover os direitos humanos online.

A pandemia mudou a vida de todos, mas que efeitos mais profundos ela teve em cada um de nós? Os exemplos de voluntariado foram apenas eventos contextuais? A disposição para os vulneráveis era apenas temporária? Onde encontramos os jovens neste quadro maior?

Nesse colóquio serão discutidos temas como: diversidade, inclusão e comportamento político das juventudes; lutas políticas e movimentos sociais juvenis; ética, estética e formação de juventudes;

HORÁRIOS

Data: 28 e 29/10

Transmissão: YouTube da Universidade La Salle (em breve)

Dia 1

Data: 28/10 (quarta-feira)

Horário: das 16h às 18h30min e das 19h às 21h

Dia 2

Data: 29/10

Horário: das 16h às 18h30min

Para saber mais, clique aqui.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”