Por Prof. Dra. Renata Perrenoud
Em tempos de aulas remotas e que utilizam meios e tecnologias de informação e comunicação, é necessário ao docente adaptar-se à realidade e proporcionar um ambiente de ensino atual, contemporâneo e que apreenda o aluno entorno do aprendizado que se propõe. Manter um ambiente de aprendizagem ativo neste modelo requer planejamento, alinhamento e um sistema de avaliação compatível com os objetivos que ser quer atingir na aula, em um projeto ou em uma disciplina. A seguir tem-se uma lista de atividades e avaliações que se encaixam na realidade atual da sala de aula virtual que mantém o aluno como protagonista de seu aprendizado e garante ao docente acompanhá-lo neste processo formativo, onde quer que a aula se realize.
EXEMPLO 1 – CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE NA AVALIAÇÃO
Competências | Atividades | Avaliações |
Conhecimento | Produção de vídeos, resenhas, artigos científicos, pesquisa, lista de exercícios, produção de textos, entre outras. | Prova individual, submissão texto ou artigo, qualidade de mídia, avaliação de textos. OBS: o uso da Taxonomia de Bloom, é fundamental para a avaliação adequada ao que se quer investigar |
Habilidades | Entrega de projetos, produção de relatórios, elaboração de CANVAS, criação de aplicativos, softwares e websites. | Avaliação da qualidade e funcionalidades do protótipo, atingir o objetivo, criatividade. |
Atitudes e Comportamentos | Apresentações de trabalhos, projetos, submissão de banners, trabalho em pares, revisão da literatura, exemplo a Wikipédia, entre outras. | Cumprir os prazos definidos, postura colaborativa |
Valores | Atividades de trabalhos em equipes, relacionamento entre os membros da equipe, gestão de conflitos, responsabilidades, cumprimento de prazos | Monitoramento de plágio, cumprimento de prazos, qualidade da entrega de produções e autorias |
Toda vez que for planejar uma avaliação identifique qual o tipo e profundidade que se quer atingir com seu processo avaliativo. É importante que o professor identifique qual o objetivo que ele quer atingir com esta avaliação e como exemplo, os verbos da classe de entendimento são diferentes da classe de criação.
Elementos verbais sugeridos pela Taxonomia de Bloom para o processo de avaliação
VERBOS DA TAXONOMIA DE BLOOM | |||||
RECORDAR | ENTENDER | APLICAR | ANALISAR | AVALIAR | CRIAR |
Definir | Classificar | Construir | Atribuir | Checar | Desenvolver |
Listar | Comparar | Executar | Comparar | Julgar | Gerar |
Nomear | Expor | Implementar | Diferenciar | Justificar | Inventar |
Reconhecer | Interpretar | Utilizar | Organizar | Recomendar | Planejar |
Rotular | Inferir | Separar | Produzir | ||
Sumarizar |
Fonte: (ANDERSON; EDS, 2001)
EXEMPLO 2 – ATIVIDADES E AVALIAÇÕES ONLINE
Sugestões de atividades e avaliações para se trabalhar nas aulas remotas
ATIVIDADE | AVALIAÇÃO |
Estudo de Caso: Identificar a causa raiz de um problema | Entregar um relatório ou paper identificando a causa raiz proposta pelo professor (individual ou em pares) |
Exames de múltipla escolhas | Responder a um questionário sobre um tema desenvolvido pelo professor (individual com tempo pré-determinado para responder) |
Pesquisa | Elaborar um pesquisa científica sobre um determinado tema (individual ou em grupo) |
Apresentações | Apresentações de seminários sobre pesquisas ou temas previamente alinhados |
Critica a designs | Professor propõe um design (produto, projeto ou proposta) e o aluno deve realizar uma análise crítica sobre esta realidade |
Produção e criação de vídeo, podcast, aplicativo, website | Avaliar a estratégia, o design, o conteúdo e o resultado final. |
Auto avaliação | Realizar uma auto avaliação sobre uma atividade entregue pelo aluno |
Produção de história escrita ou narrada | Uso da storytelling para desenvolver a criatividade e apresentar na forma de texto escrito ou áudio produzido |
Produção de resenhas de livros, artigos científicos ou textos | Análise crítica individual sobre um tema ou conceito |
Edição de wikipedia | Realizar a revisão de um conceito contido na wikipedia mundial |
Material de ensino | Criar cartilhas, aulas roteiros escritos, vídeo aula, história em quadrinhos, material ilustrado sobre um tema proposto |
Exame Oral online | Prova online individual ou em pares sobre temas a serem estudados previamente |
Competições patrocinadas | Propor desenvolvimento de atividades gamificadas colaborativas ( kahoot, socrative, plickers, games, entre outras) sobre um tema proposto |
Análise de banco de dados | Disponibilizar um banco de dados ao aluno e estabelecer metas a serem alcançadas pela análise dos dados e produção de material com resultados (gráficos, planilhas, relatórios, conclusões) |
OBS: Quanto mais se quer aprofundar em resultados de aprendizagem, pode-se integrar duas ou mais atividades conjuntamente para se ter um processo de aprendizagem mais completo.
Exemplo: Fazer uso de um estudo de caso para identificar um problema e apresentar uma solução utilizando storytelling. Pelo exemplo serão relacionados 3 atividades e pelo menos 3 avaliações para uma única proposta.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”