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Fórum Estadual de Gestores ANEC do RS debate mercado educacional em período de rematrícula

08/09/2023
Por  ANEC Comunicação

Com a concorrência acirrada no mercado de educação, manter e atrair novos estudantes torna-se uma tarefa complexa, que exige planejamento prévio. Para debater o assunto e refletir acerca de métodos que podem auxiliar nas estratégias de captação de estudantes para as instituições católicas, o encontro do Fórum Estadual de Gestores da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) do Rio Grande do Sul recebeu o especialista Christian Coelho. O evento on-line aconteceu no primeiro dia de setembro e contou com a participação de gestores educacionais das associadas à ANEC do estado.

Embasado em dados estatísticos, o economista e CEO do Grupo Rabbit Educação  apresenta que, para 2024, é esperada uma média de 80% de rematrícula nas escolas confessionais – melhor resultado nos últimos 7 anos – com expectativa de crescimento do setor de 7%. “As instituições de ensino confessionais precisam priorizar seus diferenciais e seu sistema pedagógico humano, direcionando as estratégias para os clientes que valorizam a educação cristã. Nós oferecemos uma educação completa, formação acadêmica consistente, a partir dos valores cristãos, e precisamos reforçar isso perante nosso público. Esse é o grande diferencial e precisamos aproveitá-lo”, argumenta. 

Para ele, nos casos em que os resultados se distanciam muito dessa média esperada, é necessário olhar para dentro. “Nós não perdemos o aluno só para a concorrência, pelo contrário, na maioria das vezes, você perde para você mesmo e, por isso, ele vai para a concorrência. A fraqueza pode estar na gestão, nas estratégias pedagógicas ou na infraestrutura. Assim, será necessária uma reavaliação interna”, alerta. “Nós precisamos vender a nossa instituição para conseguirmos manter e atrair novos estudantes. Contudo, o foco precisa estar no aumento da margem de lucro e não somente no número de alunos e a captação precisa estar alinhada ao posicionamento estratégico“, acrescenta.

Christian reforça que a maior parte das novas captações das escolas confessionais vem a partir da indicação direta de clientes que já fazem parte do quadro. Assim, o especialista explica que, para manter esse espaço na mente do consumidor, a instituição precisa ser lembrada. Para tanto, o palestrante ressalta que a tecnologia pode ajudar na captação e, por isso, é fundamental manter os sites atualizados. “Eles devem ser um canal de informação, uma forma de o público tirar dúvidas, ver conteúdo relevante e ter todos os dados da escola facilmente. Redes sociais são ótimas para o relacionamento mas não podemos aplicar todo nosso esforço somente nelas”, alerta. “Uma boa estratégia pode ser o investimento em anúncios nas páginas de busca para manter entidade em destaque. O valor não é alto e o retorno é extremamente valioso”, finaliza. 

 


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