Notícias

11º Fórum das Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) discutiu o futuro da educação

06/09/2023
Por  ANEC Comunicação

Entre 29 e 31 de agosto, aproximadamente 70 lideranças das 17 unidades educacionais da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) estiveram reunidas no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), para o 11º Fórum das Equipes Diretivas. Na pauta, a comemoração dos 30 anos desde a publicação da “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática” e atualização dos planos estratégicos e os desafios jurídicos na Educação. Também foi apresentada a proposta para o II Congresso da RJE, a ser realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 2024.

O Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, parabenizou as equipes pelo trabalho realizado nas unidades e destacou a cultura do cuidado e do trabalho em rede. O diretor da RJE, professor Fernando Guidini, resgatou alguns pontos importantes do 10º Fórum das Equipes Diretivas da RJE, reforçando o conceito de Rede. Destacou três dimensões principais: experiência, reflexão com ênfase em indicadores e um convite à ação. Ele enfatizou que todas as ações devem estar focadas na formação integral dos estudantes: “Como líderes, devemos examinar nossos documentos, planos, processos e sistemas de qualidade, sempre com o objetivo final de promover a educação integral dos alunos”, disse Guidini.

No primeiro dia do evento, o arcebispo da Arquidiocese de Goiânia (GO), Dom João Justino, primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou sobre “Igreja, educação, cultura, respostas”. Em seguida, uma explanação sobre o status da implementação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) no Brasil, com a professora e diretora do SQGE da Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi), Mora Podestá.

Os participantes tiveram a oportunidade de discutir, no segundo dia do Fórum, sobre os “Caminhos possíveis para a educação inaciana”, com a palestra do professor, ex-presidente do Instituto Singularidades e membro da equipe de transição do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Schneider, que abordou o contexto educacional sob a perspectiva da educação integral. Os advogados Juliano Battella Gotlib e André Lucenti Estevam falaram sobre o Direito da Educação, destacando os direitos e os deveres dos públicos dos colégios. Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Estudos sobre o direito da Educação”.

O encerramento do evento teve a participação de Felipe Carrillo, secretário executivo da Flacsi, que apresentou o livro “Aprender por refração”, recente lançamento do jesuíta filipino, Pe. Johnny Go. A obra apresenta o desenvolvimento e uma aplicação do Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), a partir de experiências e reflexões de educadores que utilizam o PPI em suas aulas. O livro também oferece um roteiro para que qualquer educador – não só o de colégios jesuítas – provoque em seus estudantes uma experiência de aprendizagem profunda.

A diretora acadêmica do Colégio São Luís, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, comentou que sediar o Fórum foi uma oportunidade de abertura aos colégios da RJE e permitiu o compartilhamento de saberes e experiências. “Esses momentos foram de grande valia para enriquecer nosso trabalho e fortalecer nossa missão. Como um corpo, sentimos os membros unidos para vivências e trocas que certamente nos despertaram para revisão e inspiração para o cumprimento dos nossos objetivos e aperfeiçoamento de muitas práticas para nossos maiores bens, nossos alunos. A programação estava equilibrada, mesclando e intercalando momentos de formação, reflexão e exercícios de compartilhamento de experiências, em plena sintonia com o PPI, mote do Fórum, por seus 30 anos de escrita e prática nos colégios da Companhia de Jesus”.

Texto e imagem: divulgação.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”