Notícias

Entenda o que está acontecendo com o Prouni e saiba o que você pode fazer

11/08/2022
Por  ANEC Comunicação

Na última terça-feira, dia 9 de agosto, o MEC disponibilizou aos candidatos a bolsas do Prouni o resultado final do processo seletivo. A partir de então, os estudantes devem procurar as instituições para dar prosseguimento ao processo de ingresso.  Porém, ao procurar as universidades, os estudantes ficam sabendo que não é possível prosseguir, pois a instituição ainda não recebeu a listagem dos aprovados. O que está acontecendo? A ANEC explica!

O SisProuni está inacessível para as faculdades e universidades

No dia em que a lista saiu para os estudantes as universidades também deveriam ter acesso ao sistema para conferir se as informações estão corretas e se o estudante pode prosseguir com o envio de informações. Contudo, isso não aconteceu. As instituições acessam o sistema e não conseguem visualizar o resultado final, de modo que é impossível saber quem realmente foi aceito no programa. De acordo com o MEC, o sistema teve de ser adequado às novas normas do programa que foram inseridas pela Lei 14.350, aprovada no mês de maio. A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC está finalizando os ajustes necessários para disponibilizar o resultado do processo seletivo às instituições o mais breve possível. Quando isso acontecer, as universidades enviarão um comunicado a todos os candidatos.

O que está sendo feito para resolver o problema?

As universidades já acionaram o MEC pedindo que resolva a instabilidade do SisProuni. As associações representativas, como a ANEC, também estão lutando para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Os estudantes ficarão prejudicados?

Com este possível atraso no processo de atendimento dos alunos, o ingresso nos cursos pode demorar um pouco mais. As aulas já começaram em muitos lugares – é verdade! – mas as universidades serão bastante cuidadosas em recuperar todo o aprendizado que, porventura, ficar atrasado. Nenhum estudante que tiver condições de ingressar nas universidades pelo Prouni vai ficar sem fazer o seu curso! É só esperar mais um pouquinho!

O que você pode fazer até a normalização do SisProuni?

Até que o SisProuni esteja funcionando adequadamente para as universidades, o estudante pode organizar a documentação, conhecer a instituição acessando o site e as redes sociais e saber mais sobre como funciona o curso que pretende ingressar. Para saber quais documentos devem ser providenciados, basta acessar aqui.

Vale a pena estudar em uma universidade católica?

Sim! Vale muito a pena! As universidades católicas tem uma história muito bonita. Nelas é possível obter uma formação acadêmica e profissional de altíssimo nível e tornar-se um profissional competitivo. As instituições católicas, além de um ensino excelente, também oferecem uma formação humanística com programas e atividades que podem ajudar o estudante a crescer intelectualmente, espiritualmente e socialmente. Quer saber mais sobre as faculdades e universidades católicas? Clique aqui.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”