Notícias

CURSO DE EXTENSÃO INTERUNIVERSIDADES PROJETO “ÁGUA FONTE DE VIDA” PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL DO REGIONAL SUL 1 DA CNBB

11/08/2022
Por  ANEC Comunicação

A Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 promove o Projeto Formativo “Água Fonte de Vida”, dando início ao curso de extensão interuniversidades visando a formação de lideranças para o cuidado de nossas comunidades e a Casa Comum.

O curso faz parte de um processo formativo que pretende alcançar todo o regional, conforme possa se multiplicar pelos territórios, em etapas de ciclos de formação (sub-regional, diocesano, paroquial), entre os anos de 2022 a 2025.

O curso foi elaborado atendendo expectativas pastorais, por meio de um olhar que considere o tema água para a compreensão da ecologia integral, presente na encíclica Laudato Si’. Participam da elaboração do curso lideranças pastorais, voluntários e docentes universitários de várias instituições educacionais, que apoiam e formalizaram convênio com o Regional Sul 1 da CNBB para a realização deste trabalho, entre elas:

– Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)
– Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO)
– Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
– Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
– Faculdade João Paulo II (FAJOPA)
– Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
– Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

O curso de extensão acontecerá de forma online, será gratuito e composto por 15 encontros, considerando o evento de abertura (com participação presencial optativa), no dia 20 de agosto na sede do Regional Sul 1, na capital paulista. Na ocasião ocorrerá a palestra “Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis” com a Profa. Dra. Isis Akemi Morimoto, Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo CIEA/SP, Mestre e Doutora com pesquisas na interface entre o Direito e a Educação Ambiental (USP). O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Regional Sul 1.

O curso acontecerá aos sábados, em formato on-line e participativo, em regime quinzenal de encontros, das 14h às 17h, ao longo de um semestre. Neste período o cursista será acompanhado por tutoria a fim de que possa consolidar a construção do conhecimento a respeito do tema água, com foco na região onde vive e para a aquisição de competências para construir coletivamente processos formativos sobre o tema nas suas sub-regiões. A relação dos temas, datas e o link para a ficha de inscrição para o primeiro ciclo formativo (nível sub-região) encontram-se no seguinte formulário: https://bit.ly/3bK08Cq . O prazo para a inscrição encerra-se no dia 16 de agosto. Estarão disponíveis apenas 47 vagas. Para a validação das inscrições se levará em conta qual a diocese de origem do inscrito, a fim de se garantir a maior diversidade territorial possível e o processo de multiplicação previsto nas próximas etapas.

O cursista precisa ter formação mínima de segundo grau completo, acesso à conexão com internet para a participação nos encontros (celular ou computador) e familiaridade para com o preenchimento de documentos digitais. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. A matrícula do curso será confirmada por e-mail.

 

Participe e divulgue esta iniciativa da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”