Notícias

Evento online: Dia nacional da Filantropia

20/10/2020
Por  ANEC Comunicação

O Dia Nacional da Filantropia, comemorado em 20 de outubro, surgiu para evidenciar a atuação das mais de 11 mil organizações filantrópicas que atuam no Brasil. A data, que decorre da mobilização do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), visa promover a valorização e gerar esclarecimentos sobre este setor vital para a sociedade brasileira.

Dados da pesquisa A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil, realizada pelo Fonif, estabelecem um panorama a respeito da sua representatividade. Atualmente, o setor filantrópico emprega mais de 2,3 milhões de colaboradores diretos. Na área da Saúde, por exemplo, suas atividades correspondem a 59% de todas as internações de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e somam 260 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares por ano. Na educação são 2,4 milhões de alunos, sendo 725 mil bolsistas. Na Assistência Social, o setor oferta 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção à população mais carente, representando 47% das vagas oferecidas pela rede socioassistencial privada.

Além disso, o estudo revela ainda que a cada R$ 1,00 que o Estado investe no setor por meio das imunidades tributárias, a contrapartida real é de R$ 7,39, ou seja, sete vezes maior.

“Na nossa luta diária pelos direitos das entidades filantrópicas brasileiras, constatamos como ainda é grande a falta de entendimento em relação ao nosso setor. Os números por si só demonstram a nossa importância e, no entanto, vemos que há uma grande desvalorização da filantropia no Brasil. Com a comemoração desta data, podemos combater esse desconhecimento e contribuir para fortalecer o setor, favorecendo a sociedade por consequência”, esclarece Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Neste ano, para comemorar o Dia Nacional da Filantropia, no dia 20 de outubro, às 9h, será realizado um evento online onde o presidente do FONIF, Custódio Pereira, abordará a importância da data e da causa filantrópica, e em seguida o senador Eduardo Gomes (MDB/TO) e os deputados Antônio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG), grandes apoiadores da causa, farão uso da palavra. Posteriormente, das 9h30 às 11h30 será realizado o primeiro webinar do dia, com o tema “O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil” e, das 17h às 18h30, acontecerá o segundo webinar “Pessoas que transformam o mundo pela filantropia”.

Os dois eventos serão transmitidos no Youtube do Fonif.

Clique aqui para realizar a sua inscrição


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”