Notícias

Dia ANEC: Mato Grosso, Tocantins e Santa Catarina dialogam sobre a importância da identidade da educação católica

20/03/2023
Por  ANEC Comunicação

O sábado, 11/3, foi marcado por significativas formações no Dia ANEC em diversos estados do país. Educadores das instituições de ensino do Mato Grosso, Santa Catarina e Tocantins se reuniram nas capitais para dialogar sobre temas relevantes para a educação básica e superior e, assim, consolidar a identidade da educação católica.

Com o tema O papel da educação católica na superação das solidões existenciais, professores e gestores educacionais do Mato Grosso se reuniram no Dia ANEC, realizado no Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá. O encontro contou com a abertura do Bispo Dom Mário, que fez a oração, e com a condução do Frei João Ferreira Júnior, franciscano capuchinho da Província de Minas Gerais, mestre em Teologia Bíblica, bacharel em Teologia e bacharel licenciado em Filosofia. Ao final da formação, os presentes puderam fazer perguntas e trazer reflexões sobre o tema. 

“Parabéns pela organização e execução do Dia ANEC MT. O Frei João foi muito feliz em suas colocações. Deus continue nos abençoando e conduzindo na divina aventura de educar!”, parabenizou Ir. Liliane Constantino, integrante do Conselho ANEC de Mato Grosso.

De forma on-line foi realizado o Dia ANEC Santa Catarina, que reuniu educadores das instituições de ensino do estado com o tema Cuidado com a vida, cuidando de si e cuidando do outro: aspectos socioemocionais para uma sociedade humanizada. O encontrou foi conduzido por Hudson Rodrigues, que é teólogo, pedagogo, graduado em Letras Português e Inglês, coach e orientador educacional com experiência de mais de 20 anos em escolas católicas e públicas no Distrito Federal. 

Já o Dia ANEC Tocantins aconteceu no Colégio São Francisco, em Palmas, e reuniu os educadores acerca do tema A identidade da escola católica, conduzido pelo filósofo e graduado em Letras, José Roberto de Vasconcelos, que também tem especialização em Metodologia do Ensino Religioso, em Pastoral Escolar e em Educação Moderna: metodologias, tendências e foco no aluno, mestrado em Ciências da Religião e está cursando Psicologia. A formação também contou com um momento de espiritualidade e com uma oração de envio no encerramento. 

Dia ANEC

Realizado em parceria com as associadas da ANEC nos estados, o Dia ANEC tem como objetivo promover e consolidar a identidade da educação católica, além de propiciar espaços de formação continuada de professores, coordenadores, gestores e pastoralistas das instituições católicas de educação e ensino, em vista da consolidação do trabalho em rede, por meio da reflexão e troca de práticas educativas inovadoras. Sempre impulsionando ações concretas que consolidem as temáticas abordadas e debatendo temas atuais e desafios para o aprimoramento da educação brasileira, o Dia ANEC se consolida como um espaço de fomento à inovação e às boas práticas educacionais, além de promover o diálogo e a interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, zelando pelas excelências acadêmica e evangelizadora. 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”