Notícias

DIA ANEC JUVENTUDES – PI 2019 O AMOR TUDO TRANSFORMA

27/09/2019
Por  Verlindo

 

No último sábado 21 de setembro de 2019 realizou-se em Teresina o evento que reuniu várias instituições educativas que compõem a Associação Nacional de Educação Católica no Piauí; a sabre: de Teresina, Escola Santo Afonso Rodriguez, Colégio São Francisco de Sales (Diocesano), Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs); Escola Marista Champagnat de Teresina e Colégio Jesus de Nazaré; da cidade de União, Patronato Maria Narciso e Colégio Irmã Maria Eugênia; da cidade de Parnaíba, Colégio Nossa Senhora das Graças.

Se a gente parar um pouco e refletir, NOSSAS JUVENTUDES viveram o momento. Não falo unicamente das lágrimas; falo da capacidade de sentir do sentir a emoção que transbordava em cada momento, bem como de terem vivenciado a experiência da forma como idealizamos, sonhamos e realizamos. Propiciamos um espaço onde os jovens tiveram a oportunidade sentir o infindável AMOR DE DEUS, como sendo este elemento de transformação das realidades que geram morte e ao mesmo tempo encontram-se com o próprio DEUS presente nos seus semelhantes. A emoção transcendeu os limites dos nossos particulares e tornou-se algo comum entre todos os que puderam participar e ver que este mundo ainda tem jeito de melhorar, basta apenas que creiamos no ser humano, pois o Deus da Vida está presente nele.

Nas palavras de alguns jovens fora um momento perfeito e isso foi possível perceber não somente nas falas, mas nos gestos e na alegria que transparecia em seus rostos e deste modo podemos acreditar que conseguimos proporcionar encantamento para com a proposta do Cristo Jesus e também que chegamos a sensibilizar o modo com que eles viam o mundo através das vivências proporcionadas neste dia.

Ir. Alexandre Lucena Lobo, que falou sobre o tema do encontro; “O amor tudo transforma” provocou os jovens a refletirem sobre suas relações humanas de modo a sentirem qual o lugar que DEUS ocupa em suas vidas, pois é d’Ele que emana todo o amor. O mesmo Irmão trouxe presente ainda a necessidade de cuidar da vida, visto que estamos dentro do mês de setembro, onde refletimos sobre a valorização da vida e em muitos casos a falta do Amor pode levar-nos a extremos aos quais não chegaríamos se tivéssemos em nós este amor verdadeiro.

Os diversos grupos de partilha levaram como nome expressões próprias da espiritualidade inaciana, mas que traduzem uma necessidade atual da nossa sociedade que é de “SER MAIS… SOLIDÁRIA, COMPASSIVA, PARA OS DEAMIS” etc. A partir das reflexões realizadas em plenário e em pequenos grupos, os jovens puderam confeccionar um símbolo que fora trocado entre os mesmos, de modo a perceberem que o amor precisa ser partilhado para com o outro para que possa dar frutos verdadeiros.

Encerramos o encontro com uma celebração eucarística presidida por Pe. Vicente Zorzo,SJ, que aproveitou a oportunidade para exortar os jovens a sempre permanecerem no caminho do bem observando aquilo que é justo, pois os padroeiros que dão sentido à missão de cada uma das escolas assim o fizeram e hoje servem de inspiração para as nossas vidas. “Que possais ser santos, não da mesma maneira como foram os patronos das vossas escolas, mas como a realidade de hoje lhes pede”, assim concluiu Pe. Vicente Zorzo, SJ exortando os jovens a estarem atentos aos sinais de Deus hoje e às necessidades do tempo presente.

______

Por Jesus Silva

Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral da Escola Santo Afonso Rodriguez (SORPA-ESAR)


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”