Notícias

Com foco na Campanha da Fraternidade 2023, ANEC promove Dia ANEC no Distrito Federal

10/03/2023
Por  ANEC Comunicação

Na última terça-feira, dia 7/3, o Colégio Santo Antônio sediou o Dia ANEC Distrito Federal. O evento reuniu aproximadamente 300 participantes, entre professores, gestores, diretores, religiosos, supervisores, religiosos e autoridades. Com o tema Fraternidade e fome, dai-lhe vós mesmos de comer, a atividade teve início com um momento de oração realizado pela Ir. Elka Cristina, integrante do Conselho ANEC DF, seguida de uma fala da vice-presidente da ANEC, Ir. Adair Sberga, e reforçou o tema da Campanha da Fraternidade 2023 com uma palestra sobre como abordar o assunto com jovens e crianças nas escolas.

Gregory Rial, professor e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do Setor de Animação Pastoral da ANEC, começou o encontro explicando o tema da Campanha da Fraternidade, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade e a igreja para o flagelo da fome no Brasil e no mundo.

O professor levou os participantes a refletirem sobre o papel e os desafios de trabalhar o tema dentro das escolas católicas. Quando se pensa na pedagogia da Campanha da Fraternidade, é preciso pensar nas três aprendizagens eleitas pelo Papa Francisco. “O Pacto Educativo Global tem a vontade de aprimorar três aprendizagens: aprendizagem do coração, a educação dos afetos; da cabeça, formação do intelecto e da consciência; e das mãos, a formação ética e prática da vida”, aponta. “Com isso em mente, é possível encontrar infinitas possibilidades para a escola. É possível educar o coração ensinando às nossas crianças e jovens a ver o outro, mostrando a realidade e os colocando em contato com o outro lado da vida”. 

Em Brasília, o Dia ANEC foi organizado pelo Conselho ANEC DF e patrocinado pela International School, parceira da entidade há mais de 10 anos. 

Fotos: Pedro Rafael – Colégio Santo Antônio

Encontro entre diretores, parlamentar e ANEC

O Dia ANEC também foi ponto de encontro de diretores das escolas católicas, que se reuniram com o Presidente da Câmara Legislativa do DF, o deputado Wellington Luiz, a convite da ANEC Brasil. Na ocasião, os diretores puderam apresentar brevemente suas instituições e dialogar sobre pautas em defesa da educação, apoiadas pela Associação, que se colocou à disposição do parlamentar para contribuir com essas pautas sempre que possível. 

O presidente reforçou o interesse no fortalecimento das pautas relevantes para a educação católica e demonstrou contar com a participação da ANEC nas próximas tratativas que envolverem o tema. “A educação e a religião são temas extremamente importantes para nós e seguiremos na defesa deles!”, conclui. 

O momento foi finalizado com a entrega de uma lembrança ao deputado e aos diretores presentes pela equipe da ANEC Brasil.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”