Notícias

Fórum de Reitores das IES Católicas se reúne pela primeira vez em 2023

13/03/2023
Por  ANEC Comunicação

Os reitores, reitoras e dirigentes das IES Católicas se reuniram na última quinta-feira (7/3) para a primeira reunião do Fórum de Reitores das IES Católicas. O encontro iniciou-se com a oração da Campanha da Fraternidade 2023 e com a saudação institucional do presidente da ANEC e reitor do Centro Universitário São Camilo, pe. João Batista Gomes de Lima. 

A principal pauta da reunião foram os encaminhamentos de incidência política para o Ensino Superior, dentre eles o Programa Universidade Para Todos – Prouni. Para os reitores, é urgente inserir no debate político a qualidade da educação oferecida nas IES e exercitar a aproximação com outras associações que também lutam pelo setor.

Outra questão de primeira hora abordada na reunião foi a urgência de políticas públicas para o fortalecimento dos cursos de Licenciatura, que vêm sofrendo com a perda de alunos e com a desvalorização da carreira docente. Para o reitor do Centro Universitário Salesiano – UNISAL, pe. Sérgio Baldin, um caminho possível para o fortalecimento desses cursos é aliar-se de maneira estratégica à inteligência artificial, o que recebeu o endosso dos presentes. Nesse sentido, o reitor Marcos Medina, da Universidade Católica de Santos, salientou os debates em torno do Novo Ensino Médio, que merecem ser feitos numa interlocução entre a educação básica e as universidades.

Por fim, pe. João Batista reforçou o convite para que os reitores e suas equipes gestoras participem do VI Congresso Nacional de Educação Católica, que acontecerá em Salvador, entre os dias 29 de junho e 1° de julho. 

Fórum de Reitores

O Fórum de Reitores das IES Católicas é um espaço permanente para encontro dos dirigentes das faculdades, centros universitários e universidades associadas à ANEC. O grupo se reúne mensalmente de maneira virtual para debater encaminhamentos políticos e coletivos para o fortalecimento da educação superior humanista, democrática e de qualidade.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”