A Congregação das Irmãs de São Francisco da providência de Deus foi fundada no dia 12 de março de 1922, na Diocese de Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos. A sede atual da congregação está instalada em São Paulo.
Às vésperas de encerrar as comemorações de seu centenário, queremos testemunhar uma atividade educacional realizada na cidade de Barbacena, Minas Gerais: o Colégio São Francisco de Assis, fundado pelas irmãs em 2017.
É de conhecimento geral a máxima do patrono da educação, nosso mestre, prof. Paulo Freire, que diz: “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo[…] Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Exemplificando a teoria acima citada e objetivando preparar estudantes que sejam capazes de promover essa transformação, a Congregação atende 370 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de alta vulnerabilidade (em sua maioria sofrem algum tipo de violência); bolsistas integrais, vindos de mais de 20 bairros da periferia de Barbacena. Diante disso, podemos constatar que a história das irmãs é muito real em nosso município, pois recebemos a grata providência de Deus em sermos contemplados com a vinda delas para o nosso convívio, onde pregam e praticam o carisma franciscano, promovendo a “Paz e o Bem”.
Após conclusão do 9º ano, nossos alunos procuram as melhores escolas públicas da cidade, ganham bolsa para escolas privadas e traçam como objetivo primeiro o Instituto Federal, que, além dos incentivos sociais, preparam os jovens para o mundo do trabalho.
Afinal, o que levou o Colégio São Francisco a obter resultados pedagógicos, sociais e humanos em tão curto período? Faz-se necessário relacionar alguns pontos que foram definidores para a obtenção de resultados:
Os resultados vieram da seguinte forma: famílias mais presentes na vida educacional dos alunos, diminuição da violência doméstica e abuso de vulneráveis. Os 33 concluintes do 9º ano de 2022: dois foram para o Instituto federal, dois tornaram-se bolsistas de escolas particulares, 13 estão em uma escola de ensino médio integral que faz parceria com o colégio e, o restante, matriculado nas escolas públicas da cidade. Não há nenhuma evasão escolar para o Ensino Médio.
Esses resultados foram obtidos de forma progressiva ao longo desses sete anos de fundação do Colégio São Francisco de Assis. É como disse um dos maiores líder político de nosso século, Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Por isso, afirmamos: “Aqui se realiza uma educação que transforma vidas.”
Texto e fotos: Tancredo Dimas Ferreira, Diretor-Pedagógico do Colégio
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”