Notícias

Colégio São Francisco de Assis: “aos pés da Serra da Mantiqueira” – uma educação que transforma vidas

01/03/2023
Por  ANEC Comunicação

A Congregação das Irmãs de São Francisco da providência de Deus foi fundada no dia 12 de março de 1922, na Diocese de Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos. A sede atual da congregação está instalada em São Paulo.

Às vésperas de encerrar as comemorações de seu centenário, queremos testemunhar uma atividade educacional realizada na cidade de Barbacena, Minas Gerais: o Colégio São Francisco de Assis, fundado pelas irmãs em 2017.

É de conhecimento geral a máxima do patrono da educação, nosso mestre, prof. Paulo Freire, que diz: “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo[…] Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Exemplificando a teoria acima citada e objetivando preparar estudantes que sejam capazes de promover essa transformação, a Congregação atende 370 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de alta vulnerabilidade (em sua maioria sofrem  algum tipo de violência); bolsistas integrais, vindos de mais de 20 bairros da periferia de Barbacena. Diante disso, podemos constatar que a história das irmãs é muito real em nosso município, pois recebemos a grata providência de Deus em sermos contemplados com a vinda delas para o nosso convívio, onde pregam e praticam o carisma franciscano, promovendo a “Paz e o Bem”. 

Após conclusão do 9º ano, nossos alunos procuram as melhores escolas públicas da cidade, ganham bolsa para escolas privadas e traçam como objetivo primeiro o Instituto Federal, que, além dos incentivos sociais, preparam os jovens para o mundo do trabalho.

Afinal, o que levou o Colégio São Francisco a obter resultados pedagógicos, sociais e humanos em tão curto período? Faz-se necessário relacionar alguns pontos que foram definidores para a obtenção de resultados:

  1. Fundação de uma comunidade de Irmãs no bairro João Paulo II e o trabalho desenvolvido por essa comunidade no colégio.
  2. Infraestrutura preparada para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem: salas equipadas com multimídia, laboratório de informática, ciências, salas equipadas com jogos pedagógicos de alfabetização, material didático e pedagógico com plataformas digitais, alimentação e uniforme completo.
  3. Treinamento e oficinas para os colaboradores ao longo do ano de 2017 para conhecer a Congregação, estabelecendo os laços de entendimento da Visão, Missão e Valores.
  4. Criação de uma equipe multidisciplinar formada por: pedagogo, psicopedagogo, psicóloga, orientadora, assistente social e pastoral, relações públicas e administrativo, além de especialista de várias áreas específicas.
  5. Fortalecimento da aprendizagem no contraturno com especialista em alfabetização.
  6. Parceria com rede de assistência social do poder público (posto de saúde, CAPIS-I, médicos, promotoria), parceiros da sociedade civil, Proerd, Progea (ligado ao meio ambiente), programa de menor aprendiz, SENAC, Setembro, Amarelo em parceria com a polícia civil.
  7. Participação na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), concurso de redação regional e local.
  8. Baixo nível de evasão escolar. Não chegam a 3% anuais. E todos os evadidos são motivados por mudanças de cidade.
  9. Interação entre as equipes e setores do colégio; com formação permanente.
  10. Trabalho com a pedagogia de projetos ligados a área ambiental, científica, social, pastoral e esportiva (feira do conhecimento, seminários, olimpíadas interna, celebrações, horas cívica mensal, teatro e dança).

Os resultados vieram da seguinte forma: famílias mais presentes na vida educacional dos alunos, diminuição da violência doméstica e abuso de vulneráveis. Os 33 concluintes do 9º ano de 2022: dois foram para o Instituto federal, dois tornaram-se bolsistas de escolas particulares, 13 estão em uma escola de ensino médio integral que faz parceria com o colégio e, o restante, matriculado nas escolas públicas da cidade. Não há nenhuma evasão escolar para o Ensino Médio.

Esses resultados foram obtidos de forma progressiva ao longo desses sete anos de fundação do Colégio São Francisco de Assis. É como disse um dos maiores líder político de nosso século, Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Por isso, afirmamos:  “Aqui se realiza uma educação que transforma vidas.”

 Texto e fotos: Tancredo Dimas Ferreira, Diretor-Pedagógico do Colégio


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”