Notícias

CNE prorroga prazo de implementação das novas Diretrizes para Licenciaturas

19/08/2022
Por  ANEC Comunicação

Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, a decisão do Conselho Nacional de Educação que prorroga por mais 2 anos o prazo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial Docente, estabelecidas na Resolução 2/2019.

A decisão do CNE reflete o desejo de muitas instituições, inclusive da ANEC, de que haja tempo hábil para a implementação das medidas, que são consideradas importantes para o futuro dos cursos de Licenciatura.

Muitas IES Católicas já iniciaram o processo de implementação, adequando seus projetos de curso e grades curriculares. Entretanto, como afirmaram os  conselheiros Luiz Cury e Mozart Ramos em reunião com as IES Católicas, a implementação de uma resolução como essa exige uma mudança de cultura. É nesse sentido que a prorrogação vem contribuir para a consolidação desta cultura, permitindo que as IES se programem e se convençam cada vez mais das mudanças que precisam ser encaradas.

Por outro lado, a ANEC apresentou em diferentes ocasiões ao CNE seu posicionamento crítico acerca de alguns aspectos da Resolução, entendendo que apenas a mudança nas definições curriculares não são suficientes para resolver a grave crise que envolve a formação inicial docente. Um dos aspectos, é pensar em como a baixa captação de estudantes em cursos de licenciatura pode ser afetada positiva ou negativa pelas mudanças trazidas pela resolução. Com o prazo extendido, as instituições conseguirão dialogar mais profundamente sobre tais aspectos e pensar estratégias mais sólidas do ponto de vista acadêmico e administrativo.

Para ler a súmula de pareceres, clique aqui.

Para ler a Resolução 2/2019, clique aqui.

Para ler o Relatório: ‘O professor que queremos’, clique aqui.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”