Notícias

Câmara dos Deputados aprova proposta que estabelece condições para imunidade tributária das filantrópicas

28/10/2021
Por  ANEC Comunicação

Foi aprovado,  na tarde da última quinta-feira (28/10), no Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 134/19, que estabelece as condições para que entidades beneficentes de assistência social, saúde e educação tenham direito à imunidade tributária.  O projeto segue agora para discussão no Senado Federal.

Durante a sessão, o relator do Projeto, deputado Antonio Brito (PSD/BA) destacou a importância dos serviços filantrópicos o protagonismo das instituições durante todo o debate. A ANEC participou no dia 26 de outubro de um encontro com este Deputados para debater exatamente a questão. A Associação encaminhou ainda uma Carta Aberta para todos os 513 deputados federais defendendo que o PLP 134/2019 já havia por vigorosos debates travados nas respectivas Comissões Temáticas Permanentes e precisaria ser aprovado com urgência. Para saber mais desta reunião, clique aqui

Para o autor do projeto, deputado Bibo Nunes (PSL/RS), a medida é necessária porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que os requisitos para gozo da imunidade tributária, nos termos da Constituição, devem constar de lei complementar.  O projeto estabelece que as entidades beneficentes deverão, apoiadas por conselho fiscal, zelar pelo controle financeiro e orçamentário e estarão sujeitas a auditoria independente, que avaliará, a partir de critérios técnicos, transparência, boas práticas, controle social e prevenção de desvios e de outros riscos e ilícitos.

Para ver a sessão na íntegra, clique aqui

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”