Notícias

Congresso OIKOS: universidades católicas unidas por uma pastoral viva

10/11/2021
Por  ANEC Comunicação

Aconteceu entre 3 e 5 de novembro a primeira edição do Congresso OIKOS, que foi organizado por um grupo de 17 IES católicas do Brasil. O evento foi realizado em formato virtual e teve como objetivo refletir sob a ótica acadêmica universitária sobre quatro bases do magistério do papa Francisco: educação, ecologia, economia e ecumenismo. As conferências e mesas redondas do congresso reforçaram que o pensamento do papa Francisco é capaz de produzir  ações estratégicas e cooperativas entre as instituições brasileiras de ensino superior.  Durante os três dias, OIKOS se tornou espaço de diálogo entre  IES Católicas brasileiras, a Igreja e a sociedade civil. 

A ANEC foi uma das instituições apoiadoras do congresso juntamente com a CNBB, CRB, REPAM, Agenda Universidades e Amazônia, Scholas Ocurrentes e ABPEG. O presidente da ANEC, Pe. João Batista, destacou na cerimônia de abertura a importância da realização do congresso, pois assim se oportuniza que as instituições ecoem nos mais diversos âmbitos a visão humanista integral que perpassa o pontificado de Francisco. Já na mesa “Ecos do Oikos: Educação, Economia, Ecumenismo e Ecologia como eixos de atuação da Universidade”, Frei Gilberto Gonçalves destacou que, na história da educação, as universidades cumprem um importante papel na disseminação dos valores humanísticos e éticos, e que, infelizmente a atual situação sócio-política que vivemos desrespeita todos os princípios legais que favorecem a universidade como este espaço. A gerente da Câmara de Ensino Superior da ANEC, Fabiana Deflon, que acompanhou o congresso, destacou a fecundidade do trabalho de pesquisa, ensino e extensão nas IES católicas e como o entrelaçamento das ideias do Papa Francisco potencializa a força das universidades no mundo atual. Já o coordenador de Pastoral da ANEC, Gregory Rial, reforça que o trabalho colaborativo das IES na organização deste evento é um sinal do Espírito de Deus que revela o poder do pacto educativo global.

No encerramento do Congresso, foi anunciada a criação de um GT de Pastoralidade Universitária para todas as IES católicas do Brasil que funcionará como fórum permanente para se pensar e propor ações de evangelização no ambiente universitário.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”