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ANEC promove Super Tarde Pedagógica sobre Ensino Religioso como espaço de aprendizagem nas escolas

03/10/2023
Por  ANEC Comunicação

O ensino religioso como um componente curricular nas escolas católicas foi tema da Super Tarde Pedagógica. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o evento on-line ocorreu na terça-feira, dia 26, em parceria com a Editora Vozes e reuniu especialistas na área da Educação para aprofundar o assunto.

Irmã Adair Sberga, vice-presidente da ANEC, apontou que o encontro foi uma oportunidade para refletir de forma significativa e qualificada sobre a importância do Ensino Religioso. “Os educadores trouxeram ferramentas que podem ajudar a fazer com que a disciplina seja um componente curricular atrativo para os estudantes e que também seja valorizado pelas famílias”, afirma. “Nós sabemos da importância dele para a formação do ser humano. De formar bem os nossos alunos para o presente e futuro, por meio de valores, ética, moral, mas também por meio de conteúdos e objetos qualificados, trazendo, junto com a ciência e com a cultura, esse aspecto da antropologia humana que é o aspecto da religião, que traz o sentido para vida”. 

Componente curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui o ensino religioso entre as cinco áreas do conhecimento a serem desenvolvidas, visando promover mais respeito à diversidade de religiões existentes no país. Frei Gilberto Braga, membro do Conselho Superior da ANEC, afirma que a disciplina está em função da educação e não ao contrário, além disso, é uma questão pedagógica e não um tema instrumental. “Ela não pode estar em função da religião. A missão da escola é educar. Educar integralmente para a Ciência, Arte, Letras, Matemática e Humanidade. Educar para a formação do caráter cidadão das crianças e jovens”, comenta. 

Frei Gilberto também aponta que todo ensino é público e que o ensino particular é uma concessão do Estado para exercer uma função pública a partir de mantenedoras privadas ou confessionais. Dessa forma, por serem uma concessão, as escolas católicas devem ser plurais e abrigar a diversidade religiosa. “Nós vamos ter estudantes sentados lado a lado e com diferentes visões de mundo e formações religiosas. Isso é importante”, comenta. “Que nós tenhamos como princípio da escola católica formar a partir de valores cristãos, não necessariamente de forma direta como doutrina. Isso é uma função pedagógica. Até porque o ensino católico eminentemente no stricto sensu pode ser levado adiante nas nossas escolas como uma função adicional da missão católica por outras formas que não sejam a curricular, no sentido da liberdade de catequese e de formação de espiritualidade, a partir da missão da instituição dentro de um preceito pedagógico”. 

Melhorar a humanidade e construir uma civilização do amor é o que as escolas católicas desejam, segundo Irmã Adair. “E, para isso, a Igreja sabe que é muito importante o espaço da educação. E hoje, o Ensino Religioso deu um grande avanço. Na escola católica, nós trabalhamos os significados das religiões. Não a história delas mas, sim, os princípios, os conceitos, ritos, tudo aquilo que compõe”, afirma. “A disciplina como componente curricular é muito importante para as nossas instituições, pois é essencial para a formação integral das novas gerações. Ela ajuda a refletir sobre o sentido da vida e sobre as questões que vão na essência, no núcleo do ser humano. Por isso ela é muito ligada à antropologia humana”. 

A vice-presidente também aponta que o componente é uma oportunidade concreta de colocar o estudante no centro, como protagonista. “É uma disciplina que vai falar na essência genuína da vida humana”, afirma. “É papel da escola católica criar condições para que os alunos se tornem mais solidários. Para isso, é necessário que as instituições educacionais, dentro dos seus projetos pedagógicos, avancem nas metodologias, no jeito de abordar esse conteúdo. Os jovens precisam compreender que aquilo que nós fazemos tem fundamentação. Para isso, nós precisamos ter professores qualificados e preparados para que a disciplina seja bem ministrada, para que a sistematização aconteça de forma eficiente e que consiga fazer com que esse componente seja apreciado tanto pelas famílias quanto pelos discentes”.

Cadernos pedagógicos

Como uma forma de contribuir com o trabalho realizado pelo professor de Ensino Religioso, uma equipe ligada a diferentes universidades e escolas de educação básica criou cadernos pedagógicos com a função de auxiliar na formação e operacionalização das aulas. São eles: Caderno pedagógico para o Ensino Religioso – Identidades e Alteridades, Caderno pedagógico para o Ensino Religioso – Manifestações religiosas e Caderno pedagógico para o Ensino Religioso – Crenças religiosas e filosofias de vida. Eles são divididos em Parte I, com textos de estudo e reflexão para os professores, e Parte II, com roteiros de atividades propostas para o desenvolvimento dos objetos de conhecimentos relacionados ao tema de cada um deles. 

“A ideia do projeto é oferecer recursos e informação de uma maneira objetiva, feita por pesquisadores de cada área, trazendo textos que podem servir para a formação continuada ou inicial dos nossos professores e professoras”, afirma o mestre e doutor em Ciência da Educação e um dos autores dos Cadernos Pedagógicos, Sérgio Junqueira. O professor também aponta que o projeto não está 100% completo, pois a equipe ainda está trabalhando nos conteúdos para a Educação Infantil e Ensino Médio. 

Os três livros trazem um texto introdutório sobre o objeto de conhecimento, onde cada autor explora a sua percepção envolvendo o seu destinatário e/ou objeto. Além disso, os materiais também possuem sugestões de referências como artigos, livros, sites e outros recursos que possibilitam ao professor ampliar o seu repertório reunindo informações necessárias para a sua argumentação e desenvolvimento do conteúdo proposto.

Os cadernos possuem 16 fontes de experiências compartilhadas. Cada professor integrante possui uma realidade específica, com aprendizados e percepções diferenciadas que enriquecem o material. “São coletâneas de oportunidades, porque as propostas tanto podem ser aplicadas na íntegra, quanto serem fontes de inspiração para mobilizar um novo jeito de fazer, de acordo com a realidade de cada professor”, afirma a Marilac Loraine, mestra em Educação. “Eles são ferramentas para que os profissionais possam explorar várias dimensões e realizar amostras a respeito da diversidade religiosa que visita a escola, seja realizada a partir de convidados ou pelos próprios estudantes, estabelecendo uma interdisciplinaridade com as outras disciplinas e áreas da escola, como a Pastoral, por exemplo”.

Francine Ortiz, mestra em Educação, afirma que os cadernos também são uma forma de ressignificar o compromisso com o Ensino Religioso. “E quando a gente faz isso, nós acabamos apontando a relevância desse componente para um currículo que realmente venha a preparar os estudantes para que eles sejam conscientes do valor dessa diversidade e respeitosos com todas as expressões dela na nossa sociedade”, comenta. “É um projeto completo no sentido de oferecer para a formação desse professor que já atua no ensino religioso, nas diferentes faixas etárias, uma percepção global sobre aprendizagem de habilidades, competências e conhecimentos que esse componente propõe”, finaliza. 

Os cadernos pedagógicos para o Ensino Religioso estão disponíveis para a compra no site da Editora Vozes. Para adquirir acesse:

Caderno pedagógico para o Ensino Religioso – Identidades e alteridades

Caderno pedagógico para o Ensino Religioso – Manifestações religiosas

Caderno pedagógico para o Ensino Religioso – Crenças religiosas e filosofias de vida

 


Remodal

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