Com o objetivo de criar consensos sobre qualidade na formação inicial de professores, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com o Instituto Península, se uniram com importantes instituições de educação superior (IES), e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Movimento Profissão Docente, e formaram um do Grupo de Trabalho que debateu sobre o tema ao longo de quatro meses. Para apresentar as conclusões dos debates e reflexões, que objetivam o aprimoramento da formação docente no Brasil, o Grupo lançou, no último mês, o relatório “O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente”, que compila os consensos que foram discutidos durante os encontros. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.
Para dar continuidade aos trabalhos, o Grupo de Trabalho Formação Inicial Docente realiza o evento Comunidade de aprendizagem – fatores de qualidade, nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo, no Instituto Singularidades. Representantes da ANEC e de suas associadas estão participando deste encontro. O objetivo do encontro foi construir uma comunidade de aprendizagem que irá pensar as possibilidades de implementação das conclusões do relatório de maneira concreta. A reunião está discutindo sobre as formas de remodulação curricular das licenciaturas para que as instituições sejam capazes de formar professores cada vez melhores. O GT tem trabalhado neste encontro em formato de laboratório, que tem possibilitado com que os participantes possam viver efetivamente as experiências.
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