Notícias

ANEC participa do 1º Encontro Professores Católicos realizado pela Arquidiocese de Brasília

25/10/2022
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) participou, no dia 22 de outubro, do 1º Encontro Professores Católicos realizado pela Arquidiocese de Brasília. O encontro promoveu uma série de debates temáticos com o objetivo de formar a consciência dos professores católicos para a importância do exercício do magistério à luz da fé da Igreja visando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. O encontro contou com Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Pe. João Baptista e a Vice-Presidente da ANEC, Ir. Adair Aparecida Sberga, como palestrantes.

O Cardeal Dom Paulo Cezar Costa abordou o tema tratado na Campanha da Fraternidade de 2022: “Fala com sabedoria, ensina com amor” . De acordo com o Cardeal, vivemos na modernidade, em um tempo de razão. Dom Paulo destacou que apesar de se pensar que criando uma sociedade racional todos os problemas seriam resolvidos, mas segundo ele, os problemas seguem nestes tempos. “Afinal, esta cultura de tanta razão e informação não nos trás o substrato humano, tão importante em todas as eras”, disse o Cardeal. Sendo assim, Dom Paulo salientou aos professores presentes a importância de educar com amor e sabedoria, assim como Jesus, que olhava a pessoa em sua totalidade. “Assim, nossas crianças crescerão como também como Jesus, em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”, afirmou.

O tema apresentado por Pe. João Baptista foi Educar ao Humanismo Solidário (2017): Para construir uma “civilização do amor” 50 anos após a Populorum Progressio. Pe. João destacou sobre educar para um humanismo solidário, visando oportunizar processos não só em termos de aprendizagem de questões técnicas, mas também contemplar o desenvolvimento de qualidades humanas mais apuradas, o que remete ainda a Educação como vocação e missão. Segundo ele, urge o redescobrimento de uma antropologia cristã capaz de abordar a pessoa humana em sua unidade e integralidade. Pe. João citou ainda São Tomás de Aquino que coloca os professores como coadjutores da obra de Deus, que é mestra por excelência. Para ler a Populorum Progressio na íntegra, clique aqui.

O Pacto Educativo Global (2020): por uma educação humanista e solidária em vistas de uma
sociedade mais justa e fraterna foi o tema abordado pela Vice-Presidente da ANEC,  Ir. Adair Aparecida Sberga. Ir. Adair destacou a importância da educação como instrument0 formador das novas gerações e o caminho para enfrentar as desigualdades. A Vice-Presidente da ANEC salientou ainda a necessidade de um Pacto Educativo Global para ressaltar a educação como um bem comum, como um bem universal que transcende as competências isoladas de um povo, de governos, da família, da sociedade, das instituições. E como é apresentado no Pacto, “para educar uma criança é necessário uma aldeia inteira”. A ideia é portanto, é de que esse Pacto forme uma aliança mundial pela educação e assim formemos uma cidadania global.

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”