Notícias

Encontro de Educadores da Diocese de São Miguel Paulista

28/10/2022
Por  ANEC Comunicação

Na manhã do último sábado, 22 de outubro, a Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou o primeiro encontro de educadores católicos da Diocese de São Miguel Paulista, na histórica Capela de São Miguel Arcanjo, fundada por São José de Anchieta.

Para assessorar a temática ‘Fala com sabedoria, ensina com amor: a BNCC e o Pacto Educativo Global’ foi convidada a Ir. Selma Maria dos Santos, Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, membra da diretoria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, que provocou os participantes à reflexão sobre a educação evangelizadora e o novo humanismo, a partir das propostas do Papa Francisco e das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular.
“Por que o Papa Francisco está escrevendo e nos provocando tanto sobre temas voltados à educação, economia, sociedade e meio ambiente? Porque falta sentido à vida, não só a vida humana, mas também a vida do planeta, nossa Casa Comum. Esta preocupação também estão presentes na Base Nacional Comum Curricular ao incluir em suas dez competências quatro voltadas à educação socioemocional: autogestão, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e autonomia.”, ressaltou Ir. Selma.
O administrador apostólico da Diocese de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral, também marcou presença no encontro e teve a oportunidade de se dirigir aos educadores: “O Brasil precisa de uma urgente mudança de mentalidade na qual a educação seja vista como prioridade do Estado e de toda a sociedade, como nos propôs o Papa Francisco no Pacto Educativo Global. Prossigam com determinação nesses encontros, assumam com entusiasmo a sua nobre missão de educar e formar as futuras gerações, tendo como horizontes o bem comum e a fraternidade entre os povos”, disse.

A iniciativa foi uma parceria da equipe diocesana da Campanha da Fraternidade, do Marista Escolas Sociais, do Colégio La Salle, do Colégio Olivetano e da Escola São José de Vila Matilde. Ao todo, cerca de 90 educadores estiveram presentes no encontro.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”